O CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, defendeu e explicou a decisão recente que ocasionou a demissão de 1.900 pessoas na Activision Blizzard, dizendo em entrevista ao Polygon que o Xbox é um negócio como qualquer outro e, portanto, precisa dar lucro para agradar os acionistas e executivos que precisam que a empresa seja lucrativa, o que às vezes significa demitir pessoas.
“Somos um negócio”, afirmou. “Eu já disse várias vezes. Não tenho nenhum luxo de não ter que administrar um negócio lucrativo e crescente dentro da Microsoft. E nós somos isso hoje. Mas em toda a indústria - você mencionou isso, e estando aqui na GDC, reflito sobre amigos meus da indústria que foram demitidos e perderam seus empregos e como não quero que esta indústria seja um lugar onde as pessoas não conseguem, com confiança, construir uma carreira”.
“É por isso que continuo voltando para: Como essa indústria voltará a crescer? Mas para a sua pergunta, para nós, como Xbox ou qualquer uma das equipes que estão por aí, isso é realmente o resultado de uma indústria que não está crescendo. Pode crescer e crescerá novamente. Mas você vê este momento agora e as implicações têm impacto humano. E todos devemos refletir sobre isso e pensar sobre isso”.
Spencer continuou sua afirmação, deixando claro que juntamente com a necessidade de lucrar, a “falta de crescimento” da indústria foi um dos fatores que resultou nos desligamentos.
“É um pouco de ambos”, disse Spencer. “Mas direi que o que mais me preocupa na indústria é a falta de crescimento”.
“E quando você tem uma indústria que está projetada para ser menor no próximo ano em termos de participantes e dólares, e você tem muitas empresas de capital aberto que estão no setor e que precisam mostrar crescimento aos seus investidores - afinal qual outro motivo para se possuir uma participação nas ações de alguém se isso não vai crescer? – o lado do negócio que então é avaliado é o lado dos custos. Porque se você não aumentar o lado da receita, o lado dos custos será contestado”.
Spencer também comentou sobre o que gostaria de ver em um Xbox portátil, após rumores de que o aparelho está mesmo sendo produzido.