Desde que a Microsoft mudou sua estratégia e passou a lançar alguns de seus jogos no PlayStation e Switch, alguns fãs de Xbox indagaram se franquias exclusivas de peso, como Halo, poderiam eventualmente chegar ao PlayStation.
Segundo Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, não existem limitações relacionadas a isso no portfólio de jogos da empresa.
Conversando com a Bloomberg (via Eurogamer), Spencer deu a entender que todos os jogos do Xbox estão disponíveis para se tornarem multiplataforma e, com isso, sair nos consoles da Sony e Nintendo.
“Não vejo nenhum tipo de linha vermelha em nosso portfólio que diga ‘tu não deves’”, declarou Spencer.
A Microsoft já lançou Pentiment, Hi-Fi Rush, Grounded e Sea of Thieves no PlayStation e Switch no começo do ano. Em 2025, será a vez de Indiana Jones e o Grande Círculo chegar ao PlayStation 5, algum tempo depois dele sair para PC e Xbox Series X|S agora em dezembro. Com a declaração de Spencer, a expectativa é de que mais jogos de Xbox sigam esse caminho.
O executivo também comentou a respeito do videogame portátil de Xbox, com a Microsoft trabalhando atualmente em protótipos e considerando a viabilidade disso no mercado. Se vier mesmo a acontecer, o lançamento de um portátil oficial de Xbox ainda demorará alguns anos.
Além disso, Spencer confirmou que o Xbox "definitivamente quer estar no mercado" para comprar outras empresas, após a Microsoft pagar US$ 68,7 bilhões pela Activision Blizzard. Dito isso, aquisições deste porte são improváveis atualmente, mesmo porque o processo de assimilação das equipes da Activision no Xbox ainda está em andamento.
Concluindo a conversa com a Bloomberg, Spencer disse estar buscando por oportunidades de "diversidade geográfica", tais como equipes na Ásia (apesar de ter dispensado a Tango Gameworks) e que os negócios envolvendo Xbox nunca estiveram tão bem, ao ser perguntado como ele se sentia sobre 2025 depois de um ano onde ocorreram demissões e fechamentos de estúdios.
"Os negócios estão indo bem agora, e acho que isso significa um futuro mais saudável para o hardware e os jogos que criamos."