Desde a última sexta-feira (15), começaram a surgir informações sobre as supostas especificações técnicas do PlayStation 5 Pro, divulgadas inicialmente no YouTube pelo canal Moore’s Law is Dead.
Depois disso o jornalista e insider, Tom Henderson, do Insider Gaming, que possui um histórico favorável envolvendo a revelação de novidades de produtos que ainda não foram anunciados oficialmente, confirmou que se tratava de algo verdadeiro, o que foi corroborado pela Eurogamer, IGN e, mais recentemente, pela Digital Foundry, que complementou os dados e classificou o aparelho como o videogame mais poderoso já feito até agora.
O vazamento de informações foi tão substancial que, de acordo com Tom Henderson, a Sony abriu uma investigação interna para descobrir como os documentos com as especificações do console foram parar nas mãos de pessoas que não deveriam ter acesso a eles.
PlayStation 5 Pro vs PlayStation 5
Como era de se esperar, as especificações do novo console apresentam melhorias na memória e GPU, mas a CPU permanece a mesma do PlayStation 5 atual, porém possui um modo de overclock que a permite operar 10% mais rápido, indo 3,5GHz para 3,85GHz.
Falando da GPU, ela aparentemente conta com 60 CUs (Unidades Computacionais) e arquitetura RDNA 3 da AMD, enquanto que o PlayStation 5 tem 36 CUs e arquitetura RDNA 2. Na velocidade, são 33,5 Teraflops a 2,18GHz contra 10,23 Teraflops a 2,23 GHz.
No caso da memória GDDR6, as informações vazadas dizem que o PlayStation 5 Pro terá os mesmos 16GB do PlayStation 5, mas operando a 18Gbps em vez de 14Gbps. Além disso, haverá mais memória disponível para os jogos utilizarem, sendo 13,7GB em vez dos 12,5GB do PlayStation 5. A interface de memória continuará 256 bits, mas com velocidade de 576 GB/s, superior aos 448 GB/s do console de 2020.
Outros detalhes importantes têm relação com o Ray Tracing, que promete rodar de 2x a 4x mais rápido no PlayStation 5 Pro em comparação com o PlayStation 5. Haverá também uma tecnologia de upscaling chamada PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) e um acelerador de IA, permitindo que o console entregue mais desempenho e resoluções maiores. Também foi dito que o novo videogame terá suporte para VRS (Sombreamento de Taxa Variável) via hardware.
A Sony ainda não anunciou oficialmente o PlayStation 5 Pro, mas analistas que sugerem que o lançamento deve ocorrer no fim de 2024.