Revelado durante a transmissão PlayStation Showcase na quarta-feira (24), o Project Q parece um novo console portátil da Sony, nos moldes do PSP e do PS Vita e deixou muitos fãs empolgados.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Veja a apresentação do Project Q:
Porém, o novo hardware não é exatamente um console portátil. Descrito pela Sony como um "aparelho dedicado que permite transmitir qualquer jogo do seu console PS5 para jogar remoto via wi-fi", o aparelho está mais para um controle com tela embutida do que para um novo PSP ou uma resposta da marca ao Steam Deck da Valve.
De acordo com a Sony, o aparelho tem uma tela de oito polegadas, com resolução 1080p HD, assim como todos os botões e recursos do controle DualSense.
Ou seja, o Project Q não tem entrada para mídias nem um processador próprio, apenas funcionando como uma tela e controle para jogar remotamente os games do seu PlayStation 5.
O que é o Remote Play?
O Remote Play é um recurso que permite jogar games dos consoles PlayStation em outros dispositivos. A função foi implementada originalmente no PlayStation 3. Após uma rápida configuração, o jogador pode jogar alguns games do console no PSP e no PS Vita.
Nem todos os jogos do PS3 tem suporte para esta função. Oficialmente, apenas trinta e cinco games podiam ser 'streamados' do console para os portáteis. Killzone 3 e Little Big Planet 2 são, talvez, os mais famosos.
A partir do PlayStation 4 a situação melhorou um pouco: qualquer jogo instalado no PS4, PS4 Pro ou PlayStation 5 pode ser jogado de forma remota, em notebooks e dispositivos mobile como tablets e celulares, desde que os jogos estejam rodando no console na mesma rede wi-fi. Alguns jogos de PS4, como Destiny, também permitiam jogar no PS Vita.
O que o Project Q oferece, portanto, é a comodidade de jogar com os mesmos controles DualSense do PlayStation 5, em uma tela portátil de tamanho razoável, mas ainda é preciso instalar e rodar o game no PS5 - bem diferente dos games em nuvem oferecidos por serviços como o Xcloud, do concorrente Xbox, que rodam diretamente da nuvem no PC, consoles Xbox One e Series X/S ou na telinha do celular.
Também é diferente de um console portátil, como o Nintendo Switch e o Steam Deck, que rodam nativamente os jogos após a instalação, nem um novo videogame portátil da Sony, como o PSP ou seu sucessor, o PlayStation Vita, que rodavam seus próprios jogos.
Ainda não há preço ou data de lançamento para o Project Q. Além da apresentação feita na PlayStation Showcase, a Sony prometeu apenas que 'mais detalhes serão revelados em breve'.