A Microsoft adquiriu a Activison Blizzard em uma negociação multibilionária - a maior da história da indústria do entretenimento - que foi concluída em meados de outubro. Desde então, muitos jogadores se perguntam quando jogos como o recém-lançado Call of Duty: Modern Warfare III chegarão ao Game Pass.
O Game Pass é um serviço parecido com a Netflix, em que o jogador paga uma assinatura mensal para ter acesso a um grande catálogo de games. A diferença é que geralmente, se faz o download do game para jogar no PC ou nos consoles Xbox (embora a opção de jogar via streaming também esteja disponível em muitos casos). Por padrão, os jogos da Microsoft chegam ao serviço já no lançamento.
Foi assim com Starfield e Forza Motorsport, por exemplo. Quando a Bethesda foi adquirida pela Microsoft, levou apenas alguns dias para que boa parte do catálogo da empresa, que inclui sucessos como Skyrim, Doom e Fallout 4, chegasse ao Game Pass. Mas o mesmo não vai acontecer com Call of Duty: Modern Warfare III, jogo de tiro que chega nesta sexta ao PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. A Activision já havia dito aos fãs para não contarem com Modern Warfare III no Game Pass no lançamento ou mesmo no final de 2023. Foi uma declaração parecida com a da Blizzard sobre Diablo IV, o outro jogo lançado neste ano pela companhia, e que também não tem previsão para chegar ao Game Pass tão cedo.
Segundo Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, com o desenrolar da aquisição da Activision Blizzard, a companhia não teve tempo para preparar o Game Pass para receber os jogos da nova integrante do Microsoft Game Studios. Só agora a Microsoft está "trabalhando nos ajustes técnicos" necessários, mas os fãs não devem ver Modern Warfare III chegar ao Game Pass em 2023. O mais provável, portanto, é que o COD deste ano só apareça no serviço em algum momento de 2024.
O próximo Call of Duty estará no Game Pass?
Com três estúdios trabalhando na franquia, a Activision lança um novo Call of Duty por ano, além de manter o popular battle royale Call of Duty: Warzone 2.0 sempre atualizado com o jogo mais recente. Se nada mudar, teremos um novo COD em 2024, produzido sob a tutela da Microsoft Game Studios.
Sem nenhum acordo com outras marcas para o próximo jogo, é de se esperar que o Call of Duty de 2024 seja lançado diretamente no Game Pass. O jogo deve chegar ao PC e consoles Xbox, mas também será lançado para PlayStation - foi parte do acordo para a aquisição da Activision Blizzard - e, se depender de Phil Spencer, até para Nintendo Switch. O último console da Nintendo a receber jogos da série COD foi o Wii U, que contou com Black Ops 2 e Ghosts em seu catálogo.
Como ficam os Call of Duty antigos?
Em julho, a Microsoft surpreendeu a comunidade ao reativar os servidores online de vários jogos da série Call of Duty lançados para Xbox 360, que podem ser jogados nos consoles atuais através da retrocompatibilidade. Jogos como World at War, Black Ops e a trilogia Modern Warfare original são famosos pela alta qualidade de suas partidas online e não demorou para os servidores lotarem de jogadores buscando partidas multiplayer nos sucessos do passado.
Há mais jogadores ativos nas partidas multiplayer online dos Call of Duty de Xbox 360 do que nas de Battlefield 2042 e de Halo Infinite somadas, e inclusive venderam mais do que Modern Warfare II, o jogo lançado em 2022, quando os servidores foram reativados.
Essa ação da Microsoft deixou muitos fãs esperançosos com o lançamento dos Call of Duty clássicos no catálogo do Game Pass logo após a conclusão da aquisição. Porém, novamente, isso não deve acontecer ainda este ano. Espera-se que os Call of Duty de Xbox 360 cheguem ao catálogo do Game Pass nos primeiros meses de 2024 - mas até o momento, não há nenhum anúncio oficial neste sentido.
O jogo mais recente, Call of Duty: Modern Warfare III, está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.