Criado nos mangás em 1994, Samurai X, ou Rurouni Kenshin, como é mais conhecido no Japão, ganhou uma versão anime em 1996 e a obra se tornou um grande sucesso no final da década de 1990, inclusive aqui no Brasil onde possui muitos fãs.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Além do mangá e do anime original, a franquia também recebeu excelentes adaptações live-action e mais recentemente, estreou na Crunchyroll um remake da série de anime, que vai readaptar as histórias do mangá.
E é claro que os videogames também não ficaram de fora do universo de Battousai, o Retalhador. Confira aqui com Game On alguns jogos que estrelaram os personagens de Samurai X ao longo dos anos.
Rurouni Kenshin: Ishin Gekito Hen
Rurouni Kenshin: Ishin Gekito Hen foi o primeiro jogo baseado em Samurai X que viu a luz do dia, lançado em 1996 para o saudoso PSOne. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio Zoom Inc. e publicado pela Sony Computer Entertainment, no formato de um jogo de luta 3D bem simples, com gameplay difícil e com apenas nove personagens jogáveis, e uma história baseada nos sete primeiros volumes do mangá.
Rurouni Kenshin: Juyushi Inbou Hen
O segundo jogo, Rurouni Kenshin: Juyushi Inbou Hen, é um jogo no estilo RPG com visão aérea tradicional (ao melhor estilo dos 16 bits) e foi lançado apenas no Japão para o PSOne em 1997. Desenvolvido pela Pandora Box e publicado pela Sony, o jogo conta com uma história original, sem conexão com o mangá ou anime, onde o jogador escolhe entre dois personagens desconhecidos, um masculino ou um feminino, que estão sofrendo de amnésia.
Durante o desenrolar da história, o jogador vai encontrar vários personagens da franquia, incluindo Kenshin Himura, que farão parte do seu grupo e vão ajudar a descobrir a verdade por trás de seu passado e a derrotar um grupo de vilões.
Rurouni Kenshin: Enjou! Kyoto Rinne
Enjou! Kyoto Rinne é um jogo de ação em terceira pessoa desenvolvido pela Eighting e publicado pela Banpresto para o PlayStation 2 e lançado apenas no Japão em 2006. Os jogadores podem escolher jogar como Kenshin, Sanosuke, Saito ou Aoshi (precisa ser desbloqueado), e o enredo é inteiramente baseado no Arco de Kyoto do mangá e anime, que tem como grande vilão Makoto Shishio e o seu grupo de espadachins, o Juppongatana.
Rurouni Kenshin: Saisen/Kansei
Desenvolvido pela Natsume e publicado pela Bandai, Saisen é um jogo de luta que foi lançado para o portátil PSP em 2011. Mas diferente de Ishin Gekito Hen, o jogo conta com visuais bem mais elaborados e uma jogabilidade bem mais suave, além de contar com uma lista com mais de 20 personagens jogáveis. No ano seguinte, os mesmos estúdios lançaram uma sequência, chamada Rurouni Kenshin: Kansei, com visuais e gameplay aprimorados, um maior número de lutadores e com novas cenas animadas retiradas do anime e dos OVAs.
Jump Super/Ultimate Stars
Kenshin Himura, Sanosuke e Saito também aparecem como personagens jogáveis e de suporte em Jump Super Stars para o portátil Nintendo DS de 2005, um jogo de luta 2D que apresenta vários personagens de diferentes mangás e franquias. Em 2006 foi lançado uma sequência, Jump Ultimate Stars, aprimorando vários recursos com a apresentação de mais de 300 personagens (56 jogáveis) de 41 séries de mangás. Além dos três personagens anteriores, o game também conta com a participação de Shishio e Yahiko.
J-Stars Victory Vs/Jump Force
Lançado em 2014 para PS3, PS4 e PS Vita, J-Stars Victory VS é uma continuação dos Jump Stars do DS e foi o primeiro a ser lançado fora do Japão, além de também ser o primeiro a contar com personagens de Samurai X internacionalmente. Em 2019 o jogo ganhou uma sequência, Jump Force, que está disponível para PC, PS4, Switch e Xbox One. Com elenco com personagens de várias séries de mangá, ambos os jogos contam com a participação de Kenshin e Shishio apenas.