Sega comenta por que Sonic Mania 2 foi engavetado

Lançado em 2017, Sonic Mania se tornou um dos maiores sucessos da franquia

27 jul 2023 - 09h12
(atualizado às 09h46)
Sonic Mania foi lançado em 2017 e se tornou um dos grandes sucessos da franquia.
Sonic Mania foi lançado em 2017 e se tornou um dos grandes sucessos da franquia.
Foto: Divulgação/Sega

Em uma recente entrevista, Takashi Iizuka, diretor criativo da Sonic Team, e o programador Christian Whitehead, comentaram por que Sonic Mania, que se tornou um grande sucesso em 2017, não recebeu uma sequência, como muitos fãs esperavam.

Iizuka confirma que houve conversas com os desenvolvedores de Sonic Mania, compostos por Whitehead e os estúdios PagadaWest Games e Headcannon, para um Sonic Mania 2, mas que não foi para frente.

Publicidade

"Houve um período após o desenvolvimento do Sonic Mania quando trabalhamos com eles [os desenvolvedores] para considerar conceitos para a próxima geração do Classic Sonic", diz Iizuka para a Game Informer. "É uma pena que não tenha se tornado um jogo finalizado. Ainda assim, estou satisfeito que a próxima geração do Classic Sonic sobre a qual conversamos com eles tenha sido alcançada com Superstars".

Supotamente, um grande obstáculo para a sequência foi o desejo do Sonic Team se afastar dos gráficos pixelados, ponto que foi abordado pelo designer japonês.

"Quando você faz um jogo 2D usando pixel art, acaba mirando em um público-alvo muito específico", diz ele. "Queríamos trazer este jogo para o maior número possível de pessoas e, para torná-lo realmente atraente para um público mais amplo, precisávamos usar os recursos 3D para realmente dar a ele aquela aparência atual", comentou.

Summer Game Fest: Jogamos Sonic Superstars
Video Player

Em 2018 Whitehead e outros desenvolvedores de Sonic Mania fundaram o seu próprio estúdio, Evening Star, que no ano passado anunciou seu primeiro jogo, intitulado Penny's Big Breakaway, com lançamento previsto para 2024.

Publicidade

E ao invés de Sonic Mania 2, a Sega, ao lado da Sonic Team e do estúdio Arzest, fundado por Naoto Oshima, cocriador de Sonic, anunciaram no mês passado Sonic Superstars, o novo jogo 2D do ouriço que está indo em um nov direção.

Whitehead também comentou sobre as conversas iniciais com a Sega sobre um novo jogo de Sonic. "Quando fundamos a Evening Star, sempre foi nosso objetivo ir além da pixel art 2D para os jogos 3D e desenvolver uma IP original totalmente nova. A Evening Star trabalhou com a Sega para explorar possíveis direções que o Classic Sonic poderia seguir após o sucesso de Sonic Mania".

"Porém, Sonic Mania 2 nunca esteve em desenvolvimento, porque na verdade concordamos desde o início que deveríamos tentar fazer algo novo, como 2D ou 2.5D desenhados à mão. Como Iizuka-san disse, porém, [a Evening Star] não continuou com a produção total do jogo, momento em que a Arzest assumiu o comando e fez Superstars ao lado do Sonic Team", disse.

"Nós seguimos em frente com nossos planos de desenvolver um título 3D original, que é, claro, Penny's Big Breakaway! Superstars parece incrível e nossa equipe está muito animada para jogá-lo quando for lançado".

Publicidade

Veja os melhores jogos do Summer Game Fest Veja os melhores jogos do Summer Game Fest

Whitehead também descartou um dos grandes pontos de especulação entre os fãs de Sonic: que Sonic Mania 2 não aconteceu devido a uma rixa entre a Sega e os membros do Evening Star. "Ao contrário de qualquer boato, mantemos um relacionamento amigável com a Sega e esperamos que os fãs se animem a jogar os dois jogos assim que forem lançados", diz ele.

Sonic Superstars traz uma nova abordagem dos jogos clássicos de plataforma 2D do Sonic com uma aparência totalmente nova, novas habilidades, novos mundos para explorar, cooperação para quatro jogadores e muito mais para várias gerações de fãs do mascote.

O jogo estará disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S em uma data ainda não revelada.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se