Durante a GDC 2024, o diretor associado da CD Projekt Red, Paweł Sasko, revelou que uma missão em Phantom Liberty foi motivada pela obra O Senhor dos Anéis.
O diretor associado da CD Projekt Red, Paweł Sasko, revelou durante a Games Developer Conference (GDC) 2024 que uma das principais missões de Cyberpunk 2077: Phantom Liberty foi influenciada diretamente por O Senhor dos Anéis.
Em entrevista à IGN, Sasko disse que o estúdio sempre desenvolve missões específicas com certos gêneros ou temas em mente, como por exemplo imaginar The Witcher 3 como um jogo de terror para criar a expansão Hearts of Stone, ou ver Cyberpunk 2077 como um jogo de espionagem ao fazer Phantom Liberty.
Cuidado: Spoilers de Phantom Liberty a partir deste ponto!
No caso dessa missão específica, chamada Somewhat Damaged, que aparece numa parte mais avançada de Phantom Liberty, um robô aranha gigante chamado Cerberus persegue o jogador, que precisa escapar. Foi explicado então que a Laracna, de O Senhor dos Aneis, foi usada como inspiração no design da missão.
“Entrar no bunker foi como entrar no leito de um monstro”, disse Sasko. “E mesmo aquela cena em que Cerberus aparece, tem uma espécie de semelhança com o momento em que Laracna aparece em O Senhor dos Anéis, quando ela paira sobre você, uma espécie de sombra iminente”.
Da mesma maneira em que Laracna persegue Frodo em O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Cerberus faz a mesma coisa com o jogador no bunker subterrâneo.
"Então foi isso que começamos a fazer, porque quando você define um tema de gênero e esses princípios orientadores para o seu conteúdo, é muito mais fácil orientar seus designers sobre o que eles devem fazer. E há muitas decisões que eles mesmos tomam. Não são os diretores ou líderes que fazem isso, são os designers que tomam essas decisões todos os dias".
Cyberpunk 2077: Phantom Liberty está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.