A Sony anunciou nesta quinta (21) que, a partir de agora, os discos físicos do PlayStation 5, tanto dos jogos feitos pelos estúdios dela quanto aqueles das desenvolvedoras parceiras, serão produzidos no Brasil por meio de uma “instalação de última geração” localizada na Zona Franca de Manaus.
De acordo com a empresa, isso foi possível devido ao trabalho com sua “parceira de longa data”, a Solutions 2 GO, que é uma empresa multinacional de entretenimento, eletrônicos e acessórios, para assim montar essa fábrica "para produzir jogos em discos que serão distribuídos nacionalmente e exportados para todos os países da América Latina".
“A instalação da Solutions 2 GO já produz mídia física para consoles PlayStation de até 66 GB, mas agora também vai suportar jogos de até 100 GB para PS5, incluindo o aclamado God of War Ragnarok”, disse a Sony.
Inclusive, foram trazidos especialistas da Sony Interactive do Japão para ajudar nessa tarefa, com eles passando semanas no Brasil “trabalhando na instalação, programação e treinamento da equipe local”, de modo a garantir “a máxima eficiência no processo de produção”.
Se trata de uma novidade curiosa, levando em conta que cada vez mais jogadores estão optando pelo formato digital em vez do físico. No entanto, jogos em mídia físicas ainda são bastante populares e geralmente caem de preço de forma mais rápida em comparação com os digitais, o que muitas vezes faz os consumidores, inclusive brasileiros, optarem pelos discos físicos.