A Sony anunciou nesta quinta-feira (19) a compra de mais ações da Kadokawa Corporation, fazendo dela a acionista majoritária da dona da FromSoftware, com aproximadamente 10% das ações. A aquisição das novas ações custará aproximadamente 50 bilhões de ienes, o que dá quase US$ 320 milhões.
Desta forma, apesar dos relatos anteriores que diziam que a Sony estava interessada em comprar a empresa, este acordo não representa uma aquisição e a Kadokawa permanecerá independente.
“Estamos muito satisfeitos em concluir este acordo de aliança de capital e negócios com a Sony”, disse Takeshi Natsuno, CEO da Kadokawa, via comunicado de imprensa. “Espera-se que esta aliança não apenas fortaleça ainda mais nossas capacidades de criação de IPs, mas também aumente nossas opções de mix de mídia de IPs com o suporte da Sony para expansão global, permitindo-nos entregar nossas IPs a mais usuários ao redor do mundo."
“Estamos confiantes de que isso contribuirá muito para maximizar o valor de nossas IPs e aumentar nosso valor corporativo a médio e longo prazo. Pretendemos fazer o máximo para garantir que nossos esforços colaborativos com a Sony produzam ótimos resultados no mercado global.”
O presidente da Sony, Hiroki Totoki, também comentou o acordo com a Kadokawa: “Por meio dessa aliança de capital e negócios, nos tornaremos o maior acionista da Kadokawa, que cria consistentemente uma ampla variedade de IPs, incluindo publicações e livros, como light novels e quadrinhos, bem como jogos e animes."
“Ao combinar o amplo ecossistema de IPs e criação de IPs da Kadokawa com os pontos fortes da Sony, que promoveu a expansão global de uma ampla gama de entretenimento, incluindo animes e jogos, planejamos trabalhar em conjunto para concretizar a estratégia Global Media Mix da Kadokawa, que visa maximizar o valor de suas IPs, e a visão de longo prazo da Sony, ‘Creative Entertainment Vision.'”