No mais novo relatório corporativo da Sony, a empresa disse que fará uso da Inteligência Artificial e machine learning para acelerar o processo de desenvolvimento de jogos.
Na página 16 do relatório, a Sony afirmou (via Insider Gaming) que está “reforçando tecnologias que podem ajudar os criadores a se envolverem na maximização do valor de sua IP de maneiras eficientes e de alta qualidade, incluindo detecção e captura, bem como processamento 3D em tempo real, IA e machine learning”, alegando que essas tecnologias ajudarão a entregar suas IPs "rapidamente e a baixo custo para um número mais amplo de fãs".
O documento diz também que machine learning foi utilizado na produção de Marvel's Spider-Man 2, por meio de um software de reconhecimento de voz em certos idiomas. Isso permitiu que a Sony sincronizasse as legendas automaticamente com as falas dos personagens, "diminuindo significativamente o processo de aplicação das legendas".
Machine learning, ou aprendizado de máquina, envolve treinar sistemas com dados e algoritmos para que fiquem melhores e mais eficazes na realização de tarefas.
Além disso, a Sony informou que está construindo seu Estúdio de Captura Volumétrica, que gera dados em 3D por meio de pessoas e locais para renderizar imagens em alta qualidade.
Diferentemente da Sony, a Nintendo não está muito interessada na utilização da Inteligência Artificial para fazer seus jogos.