Quem acompanhou a cerimônia de abertura da BlizzCon 2023 se deparou com uma questão: a Blizzard se esqueceu de StarCraft? Já são mais de 13 anos desde o lançamento do segundo jogo, e pouco – ou quase nada – tem se ouvido falar sobre uma das franquias mais marcantes e importantes da Blizzard.
Ainda assim, ela não passou totalmente batida da convenção. Phil Spencer, que esteve presente na cerimônia de abertura, deixou claro que sabe da importância da franquia que "formou a base do que os esportes eletrônicos eventualmente se tornariam" e que foi um "grande catalisador para a evolução dos jogos como entretenimento ao vivo".
E é impossível negar a importância de Starcraft, não apenas para os fãs de RTS. Mas também parece impossível negar que a Blizzard se afastou da franquia há um bom tempo: depois de 10 anos de suporte ao segundo título, a desenvolvedora parece pouco se importar com o jogo.
Mas, ao menos aparentemente, nem tudo está perdido. Em recente entrevista para a Bloomberg, Mike Ybarra, presidente da Blizzard, revelou que embora a companhia esteja mais focada em World of Warcraft, Diablo e Overwatch 2 – os "carros-chefe" da empresa –, ele está aberto a um possível retorno de StarCraft – não que isso seja necessariamente uma boa notícia para os fãs do gênero.
Segundo Ybarra, é possível que StarCraft se torne algo diferente de um RTS no futuro, e qualquer que seja o formato que a franquia assumir, tudo dependerá da equipe que lutar por ela: "Preciso de uma equipe que tenha a visão e a paixão que acompanham a ideia".
A Blizzard não vem se mostrando muito adepta ao RTS nos últimos anos. O lançamento mais parecido com o gênero que a empresa desenvolveu recentemente foi Warcraft Rumble, jogo exclusivo de dispositivos móveis semelhante a Clash Royale. Por outro lado, alguns veteranos da empresa trabalham em Stormgate, que ainda sequer tem data de lançamentos, mas que promete trazer o gênero de volta aos holofotes.