Após a notícia de que o estúdio Fntastic estava fechando as portas devido ao fracasso financeiro alguns dias atrás, um ex-funcionário deu mais informações sobre a companhia e o desenvolvimento do polêmico game The Day Before.
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Falando com o DualShockers, a fonte anônima disse que The Day Before nunca teve a intenção de ser um MMO, apesar de seu marketing afirmar o contrário. Na verdade, o objetivo era ser inspirado em "uma mistura de Rust, DayZ e Escape from Tarkov", afirmou.
"Ninguém da nossa equipe sabe por que o chamaram de MMO", explicou o ex-desenvolvedor. "Sempre foi um jogo de tiro em terceira pessoa com algumas mecânicas cooperativas. Nenhuma mecânica de RPG foi implementada - as habilidades eram uma ideia e estavam em fase de protótipo, mas nada mais".
"Tecnicamente falando, não houve nenhuma mecânica de RPG implementada", disse ainda. "Não havia como colocar muitas pessoas no mundo ou torná-lo maior. Desde o início, a ideia era que os servidores tivessem menos de 100 pessoas - isso não é um MMO. Sem clãs, sem ataques, hubs fechados".
Quando a fonte foi questionada sobre a direção que o marketing do game tomou em comparação com o produto real, eles disse que "ninguém poderia explicar isso". A fonte acrescentou que houve falta de comunicação entre a equipe mais ampla e os fundadores da Fntastic, Eduard e Aisen Gotovtsev. Alegadamente, os fundadores "tomaram todas as decisões de jogabilidade e design" e qualquer pessoa que discordasse deles corria o risco de perder o emprego.
“Muitas boas ideias da nossa equipe foram desconsideradas porque [os fundadores] não as aprovaram", disse a fonte, destacando o chat de voz como exemplo.
"Qualquer pessoa que reclamasse demais era expulsa da equipe. Muitas ideias estúpidas foram implementadas, removidas e reimplementadas porque os irmãos achavam que sabiam melhor do que nós sobre o que as pessoas queriam. Uma enorme quantidade de tempo e trabalho foi desperdiçada porque os trabalhos tinham que ser feitos e refeitos".
"Discordar das opiniões dos fundadores, mesmo que parecesse óbvio, significava o risco de você ser demitido. Quando se tratava de disputas acaloradas, os contratos geralmente eram rescindidos. Os funcionários muitas vezes evitavam conflitos diretos com eles porque tinham medo de perder o emprego."
Segundo o ex-funcionário, a equipe de desenvolvimento não tinha mais informações sobre o motivo do fechamento do estúdio, além de algumas estatísticas de compra e do jogo ser "malsucedido financeiramente". Eles sugeriram que a decisão final de fechar veio da editora Mytona, afirmando que "não achavam que os CEOs recebessem algum dinheiro com as vendas" de The Day Before.
A fonte, no entanto, confirmou relatórios anteriores do reddit de que cerca de 200 mil cópias do jogo foram vendidas. Destes, cerca de 90 mil foram reembolsados até agora.
The Day Before foi anunciado como um MMO de sobrevivência em mundo aberto, mas foi fortemente criticado pela crítica e pelo público por conter inúmeros bugs e problemas. Além disso, o jogo se mostrou um jogo de tiro de extração, e não um jogo de mundo aberto.
The Day Before foi lançado para PC, via Steam, em 7 de dezembro, mas já não está mais disponível para compra.