Nesta última segunda-feira, 18 de novembro, foram revelados os indicados ao The Game Awards 2024, com os jogos Astro Bot e Final Fantasy VII Rebirth como favoritos liderando a lista, com sete indicações cada um, incluindo a principal de Melhor Jogo do Ano.
Confira a seguir mais detalhes sobre os seis games indicados ao maior prêmio da noite, que será realizado no dia 12 de dezembro e será transmitido em locais como YouTube, Twitch, Steam, X, Facebook e TikTok.
Jogo do Ano
Astro Bot
O Team Asobi, estúdio japonês da Sony, surpreendeu os fãs do PlayStation 5 com Astro Bot, uma enorme aventura espacial 3D protagonizada pelo carismático robozinho azul e branco, que apareceu pela primeira vez com o jogo de realidade aumentada The Playroom, lançado em 2013.
Com um visual charmoso, uso criativo do DualSense para as várias habilidades do personagem, cenários com designs inteligentes e uma jogabilidade afiada e agradável, o jogo oferece diversos mundos divertidos e muito conteúdo a ser explorado.
Além do prêmio principal, Astro Bot também concorre nas categorias Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Som, Melhor Jogo de Ação/Aventura e Melhor Jogo para a Família. Confira aqui a nossa análise completa do game.
Final Fantasy VII Rebirth
Exclusivo temporário de PlayStation 5, Final Fantasy VII Rebirth foi lançado em fevereiro e já despontou como um dos favoritos ao prêmio de Melhor Jogo do Ano. Rebirth tem como grande destaque um mundo aberto explorável, aumentando ainda mais a sua grandiosa narrativa com Cloud, Tifa, Aerith e companhia.
O jogo melhora quase todos os aspectos do Final Fantasy VII Remake, levando o PlayStation 5 ao seu limite e criando uma experiência de cair o queixo no processo.
Uma verdadeira obra-prima da Square Enix que, além do prêmio principal, também concorre nas categorias Melhor Direção, Melhor Narrativa, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Som, Melhor Atuação e Melhor RPG. Confira aqui a nossa análise completa do game.
Metaphor: ReFantazio
Metaphor: ReFantazio, novo RPG da Sega/Atlus criado pelas mentes por trás de Persona e Shin Megami Tensei, apresenta uma trama envolvente e emocionante que aborda temas polêmicos como desigualdade social e preconceito com raças e religiões, dentro do contexto de uma narrativa fantasiosa.
Com uma campanha emocionante, um dos melhores combates por turno da atualidade e dezenas de horas para serem jogadas, o jogo tem de tudo para se tornar um dos próximos pilares da Atlus.
Além do prêmio principal, Metaphor: ReFantazio também concorre nas categorias Melhor Direção, Melhor Narrativa, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora e Melhor RPG. Confira aqui a nossa análise completa do game.
Black Myth: Wukong
Inspirado na mitologia chinesa, o "jogo do macaco" conta a história do Predestinado, nome dado ao protagonista, baseando-se em “Jornada para o Oeste”, uma das principais obras literárias da China, e utiliza de forma abrangente heróis e criaturas da mitologia chinesa.
Com belíssimos gráficos, ótima jogabilidade, bastante exploração e uma vasta quantidade de inimigos e chefes, o jogo é tranquilamente um dos títulos obrigatórios de 2024, podendo ser colocado ao lado de outros nomes de peso do gênero de RPGs de ação, disponível nas plataformas PC e PlayStation 5.
Além do prêmio principal, Black Myth: Wukong também concorre nas categorias Melhor Direção, Melhor Direção de Arte e Melhor Jogo de Ação. Confira aqui a nossa análise completa do game.
Elden Ring: Shadow of the Erdtree
A FromSoftware entregou uma das melhores e mais completas expansões já feitas até hoje, oferecendo um conteúdo inédito com dezenas de horas de jogo a mais.
O número de novidades existentes em Shadow of the Erdtree é imenso, não apenas nas áreas relacionadas com a história principal, mas também nos locais opcionais, com direito a chefes ou recompensas aguardando o jogador no fim de cada um deles. Um DLC com cara de jogo completo que certamente ficará registrado na história dos videogames.
Além do prêmio principal, Elden Ring: Shadow of the Erdtree também concorre nas categorias Melhor Direção, Melhor Direção de Arte e Melhor RPG. Confira aqui a nossa análise completa do game.
Balatro
E correndo por fora nesta disputada corrida ao prêmio de Melhor Jogo do Ano temos o surpreendente Balatro, um jogo indie de construção de baralhos roguelike desenvolvido pela LocalThunk e publicado pela Playstack.
Nele, os jogadores jogam mãos de pôquer para marcar pontos e derrotar "blinds", enquanto melhoram seu baralho e compram cartas coringas com uma variedade de efeitos. Apresentando uma mecânica inteligente, profunda e viciante, Balatro rapidamente se tornou um sucesso comercial e de crítica e está disponível para PC, consoles e celulares.
Além do prêmio principal, Balatro também concorre nas categorias Melhor Direção, Melhor Jogo Independente, Melhor Estreia de Jogo Independente e Melhor Jogo Mobile.