Com o início da pré-venda de The Last of Us Part II Remastered no PC, foi revelado que esta versão do jogo precisa de uma conta na PSN para ser jogada, similar ao que ocorre com outros títulos single-player da Sony, como God of War Ragnarok e Horizon Zero Dawn Remastered.
Por causa disso, jogadores no PC em mais de 100 países não poderão comprar o game no Steam e Epic Games Store, pois a Sony não fornece contas da PSN nestes mercados.
Atualmente, segundo a IGN, a PSN está disponível apenas em 73 países, deixando muita gente de fora, inclusive até mesmo países como a Estônia, Letônia e Lituânia, que fazem parte da União Europeia. A maior parte da África também está excluída.
Por anos, alguns jogadores nestes países criaram contas da PSN em regiões suportadas para driblar as restrições, mas há preocupações de que a Sony possa banir as contas daqueles que fazem isso.
A obrigatoriedade da Sony em fazer com que os jogadores usem contas da PSN para jogar seus games no PC é alvo frequente de críticas dos jogadores, ainda mais levando em conta forçar o uso disso em títulos exclusivamente single-player.
No caso de Helldivers 2, que é focado no multiplayer, o uso da PSN foi implementado após o lançamento, o que deixou milhões de jogadores inconformados, ao ponto da Sony decidir voltar atrás na decisão. Entretanto, com os demais jogos, ela não está dando o braço a torcer. Ao menos por enquanto.
The Last of Us Part II Remastered chega em 3 de abril para PC.