Quase uma semana após o lançamento de Palworld em Acesso Antecipado, a The Pokémon Company se posicionou a respeito do jogo em sua página oficial: "Pretendemos investigar e tomar medidas apropriadas para resolver quaisquer atos que infrinjam os direitos de Propriedade Intelectual relacionados a Pokémon".
A empresa não citou especificamente Palworld, mas a declarão deixa claro que se trata do jogo desenvolvido pela Pocket Pair ao dizer que "recebemos muitos questionamentos sobre o jogo de outra empresa, lançådo em janeiro de 2024" e "não concedemos nenhuma permissão para o uso de Propriedade Intelectual ou materiais de Pokémon neste jogo".
Muitos jogadores estão acusando Palworld de utilizar materiais copiados da franquia Pokémon, embora a Pocket Pair considere seu jogo mais parecido com títulos como ARK: Survival Evolved. Alguns desenvolvedores do jogo revelaram ter recebido até ameaças de morte desde o lançamento de Palworld em Acesso Antecipado, em 19 de janeiro.
Durante entrevista concedida ao Automaton, o CEO da Pocket Pair, Takuro Mizobe, disse que a empresa não havia sido alvo de nenhuma ação legal relacionada a direitos autorais: “Levamos nossos jogos muito a sério e não temos absolutamente nenhuma intenção de infringir a propriedade intelectual de outras empresas”.
Enquanto não conhecemos o desfecho da investigação da The Pokémon Company, Palworld continua aproveitando o sucesso. O jogo já vendeu mais de 8 milhões de cópias apenas no Steam. Nesta semana, também foi divulgado um mapa de atualizações, com as novidadades planejadas para os próximos meses.
Palworld está disponível para PC, Xbox One e Xbox Series X|S. O jogo também está no catálogo do Game Pass. Embora ainda não esteja disponível nos consoles PlayStation, a Sony já demonstrou seu interesse.