Um dos maiores ícones dos videogames, Lara Croft já estrelou vários títulos de sucesso e tem uma longa ficha de serviços prestados. Graças ao seu carisma, a arqueóloga tornou-se um símbolo da cultura popular, presente em filmes e quadrinhos e interpretada por várias celebridades.
Ainda assim, não apenas suas origens são humildes, como curiosas coincidências e até acidentes cômicos fazem parte da criação de uma das personagens femininas mais famosas do universo dos videogames.
Laura Cruz e a garota do tanque
Fundada em 1988 na pequena cidade de Derby, Inglaterra, a Core Design era uma desenvolvedora de jogos de relativo sucesso. Seus jogos eram publicados em vários PCs e consoles da época, e os títulos mais conhecidos foram lançados principalmente em consoles da Sega, como o Mega Drive e o Mega-CD. Títulos como Chuck Rock, Hook, Soulstar ou ainda BC Racers, um dos primeiros trabalhos do então jovem designer Toby Gard, que sem saber criaria uma das personagens mais icônicas da história dos videogames.
Ainda em 1993, logo após terminar o desenvolvimento de BC Racers, Toby Gard começou a trabalhar no conceito que posteriormente se transformaria em Tomb Raider. Em seus primeiros esboços, Toby imaginou um soldado , que embora tenha até sido usado em fases iniciais de testes, foi rapidamente descartado para dar lugar a uma mulher. Sua ideia envolvia furtividade e exploração, e não ação pura e simples, e portanto uma personificação da agilidade fazia mais sentido.
Em suas composições para a personagem, Toby teve duas grandes inspirações. A primeira foi a heroína punk Rebecca Buck, protagonista de uma série de histórias em quadrinhos independente britânica chamada Tank Girl. O gosto por armas e a atitude independente e afrontosa de Rebecca tiveram grande impacto na criação da futura Lara Croft.
Outra inspiração veio de Virtua Fighter. O sucesso das lutadoras poligonais Pai Chan e Sarah Bryant influenciaram a criação tanto de Lara quanto do próprio Tomb Raider, que desde o início foi pensado como um jogo de exploração tridimensional.
O mito do mouse "maroto"
Após várias experimentações visuais, Toby Gard chegou ao design de uma certa Laura Cruz, logo rebatizada de Lara Cruz, que seria uma mercenária sul-americana. Posteriormente, Toby mudou o sobrenome (assim como a história da personagem) de Cruz para Croft, de modo que soasse mais britânico.
Porém, mais que o nome e o charme britânicos, um mito quanto ao visual de Lara contribuiu para que ela rapidamente se tornasse um símbolo sexual dos videogames. Os seios de Lara se destacavam desde as primeiras imagens de divulgação, e uma entrevista que Toby Gard concedeu em 1997 acabou inadvertidamente entrando para a história dos videogames.
Ao ser questionado por um repórter da revista britânica "The Face", Toby disse em tom de brincadeira: "O mouse escorregou. Eu queria expandir (os seios) 50% e então - oops, 150%. Putz!"
O mito viralizou e por anos foi repetido por publicações do mundo inteiro. Entretanto, como Toby Gard confirmou 24 anos depois, essa história não passou de pura brincadeira. Ao falar com o site The Gamer em 2021, o game designer britânico explicou a brincadeira:
"De fato, todas as respostas daquela entrevista, que foi uma das minhas primeiras, foram inteiramente irreverentes. Eu tentei fazê-las tão ridículas que ninguém acreditaria nelas. Mesmo na época eu achei um absurdo que um entrevistador fizesse perguntas sobre seios e eu não achava que fosse digno de uma resposta adequada. Mas claro que eu não sabia que o sarcasmo não seria entendido quando lido em uma página. Então essa e outras declarações insanas daquela entrevista viraram mitos duradouros”.
Ou seja, não apenas os seios como as proporções exageradas de Lara foram desenhadas de forma intencional, sem nada de acidentes ou bugs de programação. Ainda assim, o mito, bem como o sucesso avassalador de Tomb Raider, contribuíram para o sucesso de Lara Croft.
Outro aspecto que influenciou a percepção dos jogadores foi a decisão de Toby e a equipe de desenvolvimento em fazer o jogo com câmera em terceira pessoa, de modo que ao invés de o jogador "encarnar" um personagem, como em um FPS, Lara pudesse desenvolver uma ligação com quem estivesse com o controle.
Invasora de tumbas
Tomb Raider foi lançado em 1996, inicialmente no Sega Saturn e posteriormente para PlayStation e PC, e se tornou sucesso imediato de público e crítica.Dali para sempre, a arqueóloga Lara Croft se tornou uma das mais célebres e ilustres habitantes da imaginação de jogadores de todo o mundo.
Uma compilação chamada Tomb Raider I–III Remastered, com os três primeiros títulos estrelados pela britânica mais famosa dos videogames será lançada no próximo 14 de fevereiro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X|S.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!