Total War: Pharaoh e a imersão histórica no Egito Antigo

Entenda como o novo jogo da série Total War usa a imersão histórica como ferramenta importante na jogabilidade

20 out 2023 - 08h59
(atualizado em 23/10/2023 às 10h14)
Total War Pharaoh é o novo jogo de estratégia da Creative Assembly
Total War Pharaoh é o novo jogo de estratégia da Creative Assembly
Foto: Reprodução / Creative Assembly

O Egito Antigo é um dos períodos históricos mais fascinantes da humanidade, repleto de mistério, mitos e histórias. Ainda assim, poucos são os jogos que realmente o usam como pano de fundo.

Em nossa análise de Total War: Pharaoh, destacamos principalmente os novos sistemas de batalha, mas também é justo falar da fidelidade histórica existente no jogo. A Creative Assembly, responsável pela franquia Total War, fez um belíssimo trabalho em recriar um Egito Antigo que, mesmo existindo no meio de uma guerra civil, transmite um belo mundo, fiel à sua história real.

Publicidade

Fidelidade histórica

O Rio Nilo é fonte de vida e recursos para os egípcios
Foto: Creative Assembly / Divulgação

O Rio Nilo, fonte de vida, agricultura, saneamento e transportação no Egito Antigo, marca presença em Pharaoh como um dos recursos mais importantes do jogo.

O rio é uma das principais fontes de alimentos e de outros recursos e, assim como na realidade, pode sofrer alterações por conta de inundações aleatórias. As diferentes fases do rio podem impactar a campanha de forma positiva ou negativa, abrindo espaço para que o jogador gerencie seus recursos de forma mais estratégia.

A religião também tem um papel muito importante na cultura egípcia, e isso não é diferente em Total War Pharaoh. As crenças e divindades egípcias são fielmente retratadas no jogo, e criam diferentes oportunidades de progresso.

Os deuses estão presentes em estátuas e templos
Foto: Creative Assembly / Divulgação

Construir os templos de adoração aos deuses específicos podem influenciar no império e no exército do jogador, como também aumentar a lealdade de seus seguidores, dentro e fora do campo de batalha. Desta forma, a religião se torna um aspecto fundamental na estratégia daqueles que buscam o trono do faraó. 

Publicidade

Obviamente, além da religião, o Egito Antigo recebe reconhecimento na história e na cultura pop, muito por conta dos visuais arquitetônicos e naturais daquela época. No jogo, o mundo é formado por grandes planícies desérticas, monumentos gigantescos aos deuses e faraós, pelas famosas pirâmides, cidades e acampamentos ricos em detalhes, e um clima variado marcado por ondas de calor, tempestades de areia e chuvas. 

As paisagens do Egito são fielmente retratadas em Total War
Foto: Creative Assembly / Divulgação

Todos esses detalhes reunidos oferecem uma imersão excepcional no Egito Antigo, capturando não apenas os aspectos estratégicos de uma civilização, mas também a riqueza de detalhes históricos e culturais que definiram essa era.

Com a representação precisa do papel do Rio Nilo, da religião e dos visuais espetaculares da época, o jogo se destaca como uma experiência que respeita e celebra a rica herança do Egito Antigo, tornando-o uma adição valiosa ao mundo dos jogos que exploram civilizações antigas fascinantes.

Total War: Pharaoh foi lançado no dia 11 de outubro e está disponível apenas para PC. 

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações