Anunciado pela Nintendo em 2019, o próximo The Legend of Zelda é um dos games mais aguardados do ano, mas ainda há muitos mistérios envolvendo o jogo que levará os fãs em uma nova aventura no reino de Hyrule.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O game que durante muito tempo foi chamado de 'a sequência de Breath of the Wild' só ganhou um título definitivo no Nintendo Direct de setembro do ano passado, quando foi revelado como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e ganhou uma data de lançamento: 12 de maio de 2023, para o console híbrido Nintendo Switch - o que derrubou rumores de que seria lançado para um suposto novo console da marca japonesa.
O anúncio também tranquilizou os fãs, pois o jogo tinha sido adiado em março de 2022 para uma janela vaga na 'primavera de 2023', em referência à estação do ano no hemisfério norte, que vai do final de março até o final de maio. Sobre os rumores do jogo acompanhar o lançamento de um novo console da Nintendo, muita da especulação vem de Breath of the Wild ter passado por essa situação: o jogo chegou simultaneamente ao Wii U e ao Switch, como o principal game do lançamento do novo console em 2017.
O que mostram os trailers
Desde seu anúncio em 2019 até agora, Tears of the Kingdom recebeu três trailers. O primeiro, que você assiste acima, deu o tom da nova aventura e mostra Link e Zelda explorando uma ruína misteriosa. Nele também vemos o herói usando um bracelete mágico brilhante como gancho e atravessando a superfície de uma plataforma, habilidades que não existem em Breath of the Wild.
O segundo trailer foi apresentado na E3 2021. Assista ao vídeo acima. Foi neste vídeo que as mecânicas de jogo de Tears of the Kingdom começaram a ser exibidas com mais detalhes: Link tem um novo conjunto de poderes graças ao bracelete mágico, que parece substituir o tablet Sheikah Slate de Breath of the Wild. Mais importante, o trailer mostrou que muito da ação vai se passar nos céus de Hyrule, tomados por ruínas flutuantes para explorar.
O terceiro (e último, por enquanto) trailer de Tears of the Kingdom pode ser assistido acima. O vídeo foi divulgado no Nintendo Direct de setembro de 2022 e trouxe mais detalhes da história do jogo, alguns cenários incríveis, o título oficial 'Tears of the Kingdom' e a data de lançamento.
Um detalhe curioso envolvendo o significado do título é o uso da palavra 'Tears', que pode ser traduzida do inglês como 'lágrimas' e também como 'pedaços'. O primeiro trailer mostra entalhes nas ruínas com lágrimas. Nos terceiro, porém, se vê também que as plataformas flutuantes são pedaços de Hyrule levados aos céus.
Mecânicas de jogo
Com muita liberdade de ação e exploração, The Legend of Zelda: Breath of the Wild redefiniu o que se esperar de aventuras em um mundo aberto. Tears of the Kingdom promete expandir as mecânicas de jogo do game de 2017 com mais navegação livre e transversal, além de novos sistemas de combate.
O mundo aberto agora inclui os céus de Hyrule e Link poderá mergulhar de lá para a superfície e vice-versa, usando as novas habilidades do bracelete mágico para fazê-lo rapidamente. Também parece que as várias armas do primeiro jogo voltarão, assim como o sistema de degradação dos equipamentos. Nos vídeos, Link aparece empunhando um machado, várias espadas e escudos, além do arco e flecha.
Qual é a história de Tears of the Kingdom
A trama de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom é mantida em segredo pela Nintendo, para não estragar a experiência dos jogadores quando o game chegar em maio ao Switch. Assim, muito do que se sabe sobre a narrativa vem das análises dos três trailers divulgados até agora.
Ao que parece, o cadáver do vilão Ganon subiu ao céu acima do Castelo Hyrule e os tentáculos de Malice voltaram a se espalhar pelo reino. As lágrimas nas imagens do primeiro trailer parecem ter um papel importante no enredo, o que lembra elementos de The Legend of Zelda: Twilight Princess, jogo lançado para GameCube e Wii, que também tinha 'lágrimas' como elemento proeminente.
Pelo que foi visto nos vídeos, o jogo se passa nas terras devastadas de Hyrule após os eventos de Breath of the Wild. As ilhas e masmorras flutuando no céu tem uma ligação com a ascensão de Ganon após sua morte e remetem a outro jogo do Wii, The Legend of Zelda: Skyward Sword - que teve um relançamento para Nintendo Switch em 2021.
Tears of the Kingdom terá legendas em português?
Ainda não se sabe se The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom terá legendas em português do Brasil. Embora seja prática comum em outras empresas de games que atuam no país, a Nintendo ainda engatinha nesse quesito, com poucos jogos com a opção de legendas em nosso idioma.
Questionado sobre a inclusão de legendas PT-BR em The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom durante entrevista ao Game On na BGS 2022, o executivo Bill Van Zyll, diretor da Nintendo para a América Latina, disse apenas que “A Nintendo quer trazer a melhor experiência para os consumidores, então tem que fazer do jeito certo”.
O executivo explicou que a localizaçao “é um processo complexo, não é simplesmente traduzir: é uma localização, em que se traz toda a emoção e o humor para o jogo – a experiência completa. É isso que torna tudo tão complicado. Tudo é realizado internamente, estamos aumentando nossas capacidades, e isso leva tempo. Então, por favor, sejam pacientes.”
“Que os brasileiros saibam que estamos trabalhando nisso. O feedback dos fãs é sempre bem-vindo, então vocês estão fazendo a coisa certa", afirmou o diretor da Nintendo.
Pré-venda e versões do jogo
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom ainda não está oficialmente disponível para compra antecipada na página brasileira do eShop, loja digital da Nintendo. É provável que o jogo vá custar cerca de R$ 349, mesmo preço praticado pelo varejo para os outros games da Nintendo em mídia física atualmente.
Também espera-se que The Legend oF Zelda: Tears of the Kingdom chegue ao Brasil tanto em formato digital quanto em mídia física. A Nintendo passou a vender jogos 'em caixinha' no Brasil no final de 2022 e entre os games já dispoíveis está o Zelda anterior, Breath of the Wild.
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom é exclusivo para Nintendo Switch.