Inspirada na mitologia antiga de Azeroth, a próxima grande expansão de Hearthstone, Titãs, chega em agosto com 145 novas cartas e todo o poder das criaturas míticas de antes da era dos mortais.
Ao todo, são 11 Titãs - um para cada classe. Eles são cartas lendárias poderosas com três habilidades ativadas que, até serem usadas, substituem seus ataques padrões. Mas, além deles, há também uma nova palavra-chave, Forja, e o retorno de uma das mais emblemáticas palavras-chave da história de Hearthstone: Magnético.
Essa é justamente a palavra-chave que dá ao Beemote de Fogo, nova carta neutra lendária que o Game On revela com exclusividade, uma chance de lutar por um lugar no meta. Confira:
Com custo de mana 6, o Beemote de Fogo é um Mecanoide que adiciona dois outros lacaios Mecanoides à mão do jogador com seu Grito de Guerra. Essas duas cartas geradas têm seus custos de mana reduzidos em 2, o que pode abrir espaço para combos imprevisíveis de alto valor, capazes de definir de vez uma partida ou trazer o jogador de volta ao jogo.
Embora muitas mecânicas de Hearthstone tenham ido e vindo ao longo dos mais de nove anos do card game da Blizzard, o retorno de Magnético não pode ser ignorado. Uma carta com essa palavra-chave tem o poder de se vincular a qualquer outro mecanoide em campo imediatamente, fundindo os valores de ataque e defesa e também as habilidades. Em seus tempos áureos, a mecânica foi determinante no meta do jogo e, agora, chega ainda mais poderosa: não é preciso mais ter espaço na mesa para fundir um lacaio com Magnético.
Apesar de todo o potencial, o retorno da palavra chave não preocupa Edward Goodwin, game designer de Hearthstone com quem o Game On conversou. Muito pelo contrário: "acredito que essa é uma das mecânicas que os jogadores mais amaram quando viram pela primeira vez. Não era uma questão de se, mas quando ela voltaria ao jogo. Era difícil imaginar sua temática em outras expansões, mas em Titãs é fácil fazer isso", revela Goodwin.
"As cartas com Magnético podem ser um pouco traiçoeiras na hora de serem balanceadas quando comparadas às cartas normais, mas não me assustam. Nós lidamos com certo sucesso com elas no passado, então não estou preocupado com elas agora."
Por outro lado, os Titãs podem estar tirando um pouco o sono de game designer: "Se tem algo que me preocupa 100% - e que espero muito que dê certo - são os Titãs. Acredito que eles vão fazer bonito, mas talvez alguns sejam fortes demais... vamos ver… eu não sei com certeza".
Titãs que têm tudo para serem ainda mais impactantes do que as cartas temáticas de outras expansões de Hearthstone. Eles representam uma parcela do poder máximo de Azeroth: "Quando decidimos que os Titãs estariam nesta expansão - eles são uma das criaturas mais poderosas, quase como deuses no universo de World of Warcraft -, nós precisávamos jogar alto, precisávamos fazer algo que nunca havíamos feito antes, senão não conseguiríamos fazer jus ao que os Titãs realmente são", diz Goodwin.
"Nós aprendemos muito com todas as expansões anteriores e usamos todo esse aprendizado para criar essa. Foi realmente difícil projetar os Titãs. Nós queríamos que eles fossem absolutamente poderosos, mas também não queríamos que eles fossem apenas jogados e o jogador pensasse: 'Bom, joguei meu Titã, ganhei o jogo.'"
O reflexo dessa preocupação - e do quase um ano e meio de desenvolvimento de toda uma expansão - é facilmente visto no design destas cartas. Elas têm sim habilidades poderosas, mas que podem ser usadas uma única vez cada e apenas uma vez por turno. Então, não é difícil que o oponente tente contra-atacar imediatamente em seu turno para mitigar as possibilidades.
"As habilidades são muito poderosas e justificam jogar um Titã apenas para usar uma delas. Foi um desafio de design: nós queremos que eles sejam fortes… mas estamos um pouco apreensivos e, apesar do excelente trabalho do nosso time, eu não ficaria surpreso com um patch de balanceamento nas duas primeiras semanas após o lançamento da expansão", conclui Goodwin.
Hearthstone: Titãs
Titãs chega em agosto em Hearthstone, ainda sem data definida. Serão 145 novas cartas, palavras-chave e mecânicas que prometem moldar o card game pelos próximos meses. A compra antecipada já está disponível no site da Blizzard em dois pacotes: Oferta Padrão e Pacotaço.
Gratuito para jogar, Hearthstone está disponível para PC e dispositivos Android e iOS.