Revelado em maio de 2022, Warcraft Rumble finalmente encerrou sua fase de testes e deu início ao lançamento progressivo. O jogo de estratégia para dispositivos móveis ambientado no universo de World of Warcraft, o clássico MMORPG da Blizzard, passou por muitas mudanças desde o anúncio, inclusive no nome: o "Arclight" foi deixado de lado — embora os desenvolvedores garantem que a engenharia gnômica que dava origem ao termo ainda seja peça-chave do game.
E quando comparamos Warcraft Rumble com aquele jogo mostrado em maio do ano passado, é fácil perceber que as novidades são muitas. Segundo Tom Chilton, diretor do jogo com quem o Game On conversou, "o jogo tem muito novos recursos e está muito mais refinado se comparado àquele do beta. Naquela época, tínhamos apenas a 'fundação' do jogo. Sabíamos que precisávamos de muito mais antes de um lançamento global".
"Por exemplo, nosso sistema de PvP era muito simples e permitia que os jogadores apenas batalhassem uns contra os outros. Hoje, temos mais recursos, como um sistema de ranques, matchmaking de acordo com a habilidade do jogador, diferentes títulos e um sistema que garante que o meta jamais fique estagnado, mesmo que não façamos ajustes de balanceamento".
O PvP de Warcraft Rumble vai adotar um sistema de temporadas, assim como diversos outros jogos atuais. Mas dentro de cada temporada, coisas como líderes e talentos, zonas e recursos dentro das batalhas mudam temporariamente, de forma planejada e rotativa. "Quando combinadas todas essas mudanças, temos certeza de que o meta nunca será o mesmo", diz Chilton.
Mas se as partidas contra outros jogadores ganharam bastante atenção e devem ser um dos grandes atrativos do jogo, as partidas contra a máquina (o chamado PvE) não fica atrás. Chilton reforça que é nesse modo que Warcraft Rumble é ainda mais único, com seus vários mapas e recursos de suporte, como masmorras e diferentes modos de jogo.
Campanha Heroíca
Uma das novidades é a Campanha Heróica. Agora, os jogadores que buscam um desafio maior têm onde encontrá-lo. Segundo Chilton, a Campanha Heróica é fruto de uma necessidade descoberta durante o beta: "durante os testes, notamos que o jogo ficava muito difícil de uma forma abrupta. Agora, a dificuldade da campanha aumenta de forma gradual, de acordo com a progressão do jogador. A Campanha Heróica vem para sanar o desejo daqueles que buscam um desafio maior".
Agora focada em uma audiência mais ampla, formada por jogadores interessados em jogos de estratégia ou em jogos que proporcionem experiências satisfatórias e desafiadoras, uma preocupação que surge naturalmente é a da monetização. Depois de Diablo Immortal, que sofreu inúmeras críticas sobre sua monetização agressiva, a Blizzard precisa mostrar que aprendeu a lição no ambiente mobile. E parece estar indo no caminho certo.
"É possível conseguir tudo no jogo apenas jogando. Não há moeda premium, não há nada bloqueada atrás de dinheiro real. Tudo é acessível para todos os jogadores", garante Chilton. "Outra coisa importante para nós é evitar aquelas situações em que os jogadores se arrependem de ter investido em algo. Então, desenvolvemos um sistema em que eles conseguem aquilo que vêem: não há risco de tentar adquirir algo através de um baú, por exemplo, e jamais conseguir", conclui.
Ainda sem previsão de lançamento, Warcraft Rumble vive um momento importante e parece preparado para criar sua comunidade de fãs. A partir de agora, aqueles que tiverem acesso ao jogo o terão de maneira definitiva, não acontecerão mais resets ou coisas do tipo. "Agora é real. Temos muita coisa nova no jogo, muita coisa que foi refeita em relação ao beta, muita coisa divertida para os jogadores. Esperamos que todos os jogadores do mundo possam aproveitar tudo em breve", finaliza Tom Chilton.
Warcraft Rumble está em desenvolvimento para dispositivos Android e iOS.