Após a Microsoft anunciar seus planos para lançar alguns de seus jogos para PlayStation e Switch, foi informado que essa decisão foi tomada em parte após serem pesquisados os hábitos dos jogadores da Geração Z, com o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, dizendo em entrevista ao Polygon que os jovens querem ter acesso a tudo sem se preocupar com o aparelho que estão usando para isso.
“Essa noção de que o Xbox pode ser apenas um dispositivo que se conecta a uma televisão não é algo que vemos na pesquisa da Geração Z. Porque nada mais é assim para eles”, disse Spencer. “Alguns deles terão um iPhone, alguns terão um Android, mas todos os jogos e tudo mais é o mesmo neles. Ainda posso acessar o TikTok em ambos, pelo menos por enquanto. Todas as coisas deles estão disponíveis onde quiserem. Portanto, para o Xbox, a mudança da nossa marca – à medida que atraímos e mantemos relevância junto a um público mais jovem – é ‘O Xbox é um lugar onde posso encontrar os ótimos jogos que desejo’”.
Essa alteração estratégica feita pela Microsoft resultou no anúncio dos jogos Hi-Fi Rush, Sea of Thieves, Pentiment e Grounded para PlayStation e Switch, o que deixou alguns jogadores felizes e outros indignados. No caso de Spencer, ele esclareceu que a decisão foi tomada para melhorar o Xbox.
“Eu sei que às vezes as coisas se tornam armas, que há algum mal lá no fundo que nos leva a fazer coisas – ‘Phil odeia exclusividades e é por isso que somos como PlayStation e Switch agora’. Cada decisão que tomamos é para tornar o Xbox mais forte no longo prazo”, disse ele. “Isso não significa que todos irão concordar com todas as decisões que tomamos. Mas é fundamental para a forma como tomamos decisões”.
Em fevereiro, na ocasião em que a Microsoft revelou sua nova estratégia, Spencer havia dito que qualquer jogo de Xbox poderia ser lançado para PlayStation e Switch, mas que nem todos irão.