Um dos prêmios mais concorridos do The Game Awards, é dedicado para games ainda não lançados. Trata-se da categoria de "Jogo Mais Aguardado", que alimenta o hype dos fãs pelos lançamentos do ano seguinte. Mas será que os indicados da premiação de 2022 ficaram à altura da expectativa?
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Com a presença de nomes fortes, como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Final Fantasy XVI, todos os games indicados no ano passado foram lançados em 2023.
Por ser uma categoria que trabalha com o 'hype' do público, sempre é possível que algum dos games mais aguardados acabem decepcionando os fãs. Pensando nisso, o Game On resolveu dar uma olhada em quem disputou o coração dos gamers no TGA 2022 e ver como se saíram.
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
Na premiação do ano passado, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom foi eleito o jogo mais aguardado de 2023. E os fãs do game da Nintendo tiveram que esperar cinco meses para jogar a tão sonhada sequência de Breath of the Wild, que chegou em maio deste ano.
Quanto à qualidade do jogo, é possível dizer que Tears of the Kingdom sustentou bem as expectativas criadas e foi um dos grandes sucessos de 2023. Não à toa, o jogo é um dos finalistas ao prêmio de Jogo do Ano no TGA 2023. Os fãs do jogo da Nintendo não se decepcionaram com o produto final entregue, até teve quem estranhou o foco maior na criação de itens e nem tanto na aventura e sobrevivência do jogo anterior - mas a maior parte da comunidade adorou.
Além de dar sequência na história contada no game anterior, o jogo de 2023 trouxe novas mecânicas que encantaram o público. Os poderes que Link adquire em Tears of the Kingdom foram um sucesso à parte na internet, uma vez que os jogadores puderam colocar a criatividade para trabalhar e geraram diversos conteúdos divertidos com as construções do game.
Final Fantasy XVI
Uma das marcas mais tradicionais dos gams, os jogos da franquia Final Fantasy sempre têm lugar sob os holofotes, mas nem sempre são unanimidade entre os fãs da série de RPG japonesa. Final Fantasy XVI foi um dos jogos mais divisivos da série entre os fãs apaixonados, uma vez que abraça uma jogabilidade voltada muito mais para a ação do que para o RPG tradicional - que ela mesma ajudou a estabelecer.
Ainda assim, o décimo sexto capítulo da saga principal não decepcionou o público geral no que diz respeito à história e a primor técnico. Final Fantasy XVI impressiona com gráficos extremamente polidos, belas cenas de animação e a jogabilidade, ainda que voltada para ação, é bem estabelecida e realizada. O jogo foi um dos mais bem avaliados pela crítica especializada em 2023.
Em um ano recheado de grandes lançamentos, Final Fantasy XVI conseguiu cravar um lugar entre os indicados na categoria "Melhor Narrativa" do TGA 2023.
Hogwarts Legacy
Hogwarts Legacy era o tão aguardado e pedido jogo de mundo aberto no universo de Harry Potter. O game trouxe uma história original e alguns dos elementos dos livros que os fãs sonhavam em ver. Em termos de narrativa, Hogwarts Legacy cumpriu bem seu papel em apresentar uma história original e envolvente, sem precisar apelar o tempo todo para easter eggs.
Entretanto, o lançamento do jogo para PC e para os consoles PS5 e Xbox Series X/S no começo do ano chamou mais atenção pelas polêmicas envolvendo a criadora deste mundo do que realmente pelos seus méritos. Hogwarts Legacy não foi uma decepção por completo, mas também passou longe de alcançar todas as expectativas criadas ao seu redor - o que não impediu o game de ser o maior lançamento da história da Warner Bros. Games, com milhões de unidades vendidas em todas as plataformas. Ao longo do ano, o game recebeu versões para PS4, Xbox One e, mais recentemente, para Nintendo Switch.
Resident Evil 4 Remake
Não é de hoje que a Capcom aposta em remakes da franquia Resident Evil - e deve continuar fazendo isso por um bom tempo. O quarto capítulo da franquia, estrelado por Leon S. Kennedy em sua busca pela filha do presidente dos EUA em um vilarejo amaldiçoado no meio da Europa, é o mais popular entre os fãs e a nova versão, feita no motor gráfico RE Engine, era muito aguardado.
Resident Evil 4 Remake conseguiu sustentar as expectativas que os fãs criaram antes do lançamento. A Capcom atualizou a jogabilidade de forma primorosa para deixar o público sem fôlego nas sequências de ação. Resident Evil 4 foi um dos únicos jogos da lista de mais aguardados do ano passado que conseguiu cravar uma indicação à melhor game de 2023, ao lado de Tears of the Kingdom. Para completar, a DLC Caminhos Distintos, que permite jogar com Ada Wong, aprofunda a narrativa e diverte com novas mecânicas de movimento e combate.
Starfield
Em uma categoria como a de jogos mais aguardados, as expectativas nem sempre se alinham com a realidade do jogo e esse parece ter sido o caso de Starfield. O jogo da Bethesda prometeu muito mais do que conseguiu entregar, o que acabou decepcionando o público no lançamento.
Starfield traz uma boa história, um sistema de combate voltado para a ação e muitos lugares interessantes para se explorar, bem nos moldes do que a Bethesda faz de melhor em suas outras franquias, como Fallout e The Elder Scrolls. Para quem esperava por isso, é um jogo excelente.
Entretanto, a comunidade esperava que a tão falada exploração espacial fosse ser levada a um nível nunca visto, similar ao do aguardado Star Citizen, com um número infinitos de planetas gigantescos e cheios de vida, viagens interespaciais intermináveis e por aí vai - e a escalada de Starfield é bem mais limitada nesse sentido.
The Game Awards 2023
Agora é torcer para que Final Fantasy VII Rebirth, Hades II, Like a Dragon: Infinite Wealth, Star Wars Outlaws e Tekken 8, indicados ao prêmio de 'Jogo Mais Aguardado' no TGA deste ano, consigam alcançar a expectativa dos fãs quando forem lançados em 2024.
Acompanhe o The Game Awards 2023 ao vivo aqui no Terra Game On, na quinta-feira, 7 de dezembro, a partir das 21h!