Por que Alan Wake 2 é tão pesado e muitos PCs não conseguirão rodá-lo?

24 out 2023 - 08h01

Recentemente a Remedy Entertainment compartilhou a tabela de requisitos mínimos e recomendados completa para Alan Wake 2, assustando todos com as indicações. Placas de vídeo Nvidia GTX 10 e AMD RX 5000 ficaram de fora da festa, mas a desenvolvedora tentou explicar o motivo. 

Dando mais detalhes sobre os requisitos do jogo no PC, a desenvolvedora Lea Newin usou sua conta do Twitter para esclarecer o motivo de algumas placas não aparecerem listadas. De acordo com ela, apenas GPUs com mesh shaders são oficialmente suportadas em Alan Wake 2.

Publicidade

Depois de muita resposta negativa, Newin decidiu apagar o seu tweet, mas o pessoal do DSOGaming garantiu uma captura de tela. Confira abaixo:

Tweet da desenvolvedora que foi deletado
Tweet da desenvolvedora que foi deletado
Foto:  DSOGaming  / Voxel

A novidade pegou muitos jogadores de surpresa. Segundo um levantamento realizado no Reddit usando dados da Steam, apenas 7% dos usuários da plataforma possuem um computador capaz de encarar o jogo nos requisitos mínimos, em 1080p e 30 quadros por segundo. No entanto, existe um motivo para isso.

O que são Mesh Shaders?

Alan Wake 2 será um dos primeiros jogos com suporte à tecnologia de Mesh Shaders do DirectX 12. A ferramenta combina diferentes formas de processar geometrias em jogos para tornar o desenvolvimento desse aspecto mais versátil. 

Publicidade

Além de facilitar o desenvolvimento de algumas formas, o uso de Mesh Shaders pode permitir que o jogo tenha geometrias muito mais detalhadas e com maior contagem de polígonos. Dependendo da aplicação, o recurso também pode economizar desempenho nessa área para renderizar o jogo. 

Considerando os visuais de tudo apresentado de Alan Wake 2 nos trailers de gameplay, claramente essa e outras tecnologias estão sendo usada extensivamente para uma apresentação realista. No entanto, o custo de hardware para alcançar isso não é baixo, o que deixa muitos jogadores frustrados. 

Apesar de não terem suporte oficial, vale destacar que provavelmente será possível rodar Alan Wake 2 em placas GTX 10 e RX 5000. No entanto, a experiência com o jogo não deve ser ideal e pode ser preciso reduzir bastante as configurações gráficas para ter ao menos um pouco de estabilidade. 

Apesar de ter deletado o tweet original, Lea Newin comentou depois que está conversando com o estúdio para publicar uma postagem em blog explicando de forma mais completa a situação do uso de mesh shaders. 

Publicidade

Alan Wake 2 é mal otimizado?

Primeiro, vale destacar que provavelmente a maior fonte de impacto em performance de Alan Wake 2 será no uso de ray tracing. Isso é aumentado ainda mais com o uso de path tracing, que substitui todos os efeitos de iluminação pelo traçamento de raios de luz em tempo real. 

É muito difícil comentar se o jogo é ou não mal otimizado, ou ao menos mal dimensionado para diferentes categorias de hardware antes do lançamento oficial. Com certeza diversos criadores especializados em análises técnicas, como o Digital Foundry e ElAnalistaDeBits, vão querer se aprofundar no que está por trás do novo jogo da Remedy. 

Talvez seja o caso que o game realmente é extremamente pesado, mas que tem um nível de realismo tão alto com novas tecnologias, que os requisitos façam sentido. Ou não, pode ser que os benefícios visuais não sejam tão grandes a ponto de justificar tanto poder de hardware. 

Outro ponto interessante para ficar de olho é como o game vai ser flexível para diferentes categorias de computadores. Ou seja, o quanto será possível mudar nas configurações para ter uma experiência razoável em máquinas mais simples. 

Publicidade
TAGS
Curte games e e-sports? Acompanhe todas as novidades no Game On!
Ativar notificações