Lançado em 1995, Neon Genesis Evangelion é considerado um dos melhores animes de todos os tempos, não apenas pelas lutas de robôs gigantes super estilosos, mas principalmente por abordar temas mais complexos e profundos como o comportamento humano. Em 2007, Hideaki Anno, criador da série, anunciou que um remake da sua obra seria lançado no formato de quatro longa-metragens animados, conhecidos como Rebuild of Evangelion.
O desejo do autor era recontar sua obra do jeito como sempre sonhou, não mais limitado com problemas de orçamento ou tecnológicos, como aconteceu com a série original. E o mais importante, dar um final conclusivo para as aventuras de Shinji e sua turma.
Assim tivemos Evangelion 1.11: Você (Não) Está Sozinho (2007), Evangelion 2.22: Você (Não) Pode Avançar (2009), Evangelion 3.33: Você (Não) Pode Refazer (2012) e recentemente estreou na Amazon Prime Video do Brasil o último dos quatro filmes, Evangelion 3.0+1.01: A Esperança (2021).
O Game On preparou um resumo do que esperar dos quatro filmes para te ajudar a acompanhar essa nova saga. Confira!
Evangelion 1.11: Você (Não) Está Sozinho
O primeiro filme é uma grande adaptação dos seis primeiros episódios da série clássica e sem grandes novidades, que se concentra em Shinji Ikari, um adolescente que é recrutado pela organização NERV para pilotar um robô gigante chamado Evangelion, para combater os seres destruidores conhecidos como Anjos.
Além de Shinji, outros personagens como Misato Katsuragi, Rei Ayanami, Gendo Ikari, Ritsuko Akagi e colegas de classe de Shinji marcam presença. Mas enquanto algumas cenas e eventos ocorrem da mesma forma que na série original, outras se desdobram de maneira diferente, como Misato revelando a Shinji a verdade sobre os Anjos e o Segundo Impacto ou o aparecimento de Kaworu Nagisa, que aparece bem mais tarde na série original.
Evangelion 2.22: Você (Não) Pode Avançar
O segundo filme ainda apresenta cenas e elementos da série clássica, mas já começa a mostrar novos arcos narrativos, como a introdução da personagem Mari Makinami, uma exímia piloto do Evangelion Unidade Provisória-05. A temperamental Asuka aparece pela primeira vez, e além de pilotar o seu tradicional Eva Unidade-02, ela também comanda o Eva Unidade-03, que na série clássica é pilotada por Toji Suzuhara, colega de classe de Shinji.
O filme acaba com um grande combate de Shinji, Rei e Asuka contra um Anjo, que resulta no Eva Unidade-01 absorvendo Rei e Shinji, fundindo-os todos em um único ser, desencadeando o Terceiro Impacto e iniciando o fim do mundo - evento que é impedido.
Evangelion 3.33: Você (Não) Pode Refazer
O terceiro filme apresenta um arco narrativo totalmente inédito, que se passa 14 anos após o final do segundo filme. Shinji é resgatado da Unidade-01 pela organização WILLE, que é liderada por Misato e tem como objetivo destruir seu empregador anterior, a NERV. Ao lado dela estão Ritsuko, Asuka (pilotando a Unidade-02) e Mari (Unidade-08), além de ex-funcionários da NERV e até a irmã mais nova de Toji (que é citada mas nunca apareceu na série clássica). Misato também comanda o encouraçado voador chamado Wunder, que é movido pela unidade 01 como fonte de energia, lugar onde Shinji é feito prisioneiro - após quase causar o Terceiro Impacto e devastar o mundo, o pessoal não está muito amigável com ele.
Um clone de Rei usando o Eva Unidade-09 resgata Shinji da Wunder e o leva para a NERV, que é controlada por Gendo Ikari, o pai de Shinji, que o informa que ele deve pilotar um novo Evangelion, Unidadde 13, junto com o enigmático Kaworu. Os dois logo formam uma amizade e descobrem verdades por trás dos Anjos, da NERV, dos Evangelions, da Rei Ayanami e de como Gendo Ikari planeja forçar a evolução da humanidade desencadeando uma extinção em massa.
Shinji e Kaworu pilotam a Unidade 13 em uma missão para usar as Lanças de Cassius e Longinus, duas armas antigas, para desfazer o Terceiro Impacto. Mas tudo não passa de um plano de Gendo para desencadear o Quarto Impacto, que é impedido por Kaworu. O filme termina com Asuka levando um desnorteado Shinji e o clone de Rei em uma área totalmente devastada nos arredores de Tóquio-3.
Evangelion 3.0+1.01: A Esperança
E finalmente o quarto e último filme que começa com uma empolgante batalha em Paris com Mari pilotando a Unidade-08 contra as forças da NERV. Asuka leva Shinji e Rei para uma pequena cidade de sobreviventes, onde vivem Toji Suzuhara, Hikari Horaki e Kensuke Aida, antigos colegas de classe de Shinji, mas agora adultos.
Nós então acompanhamos o desenrolar dos três personagens principais, com Shinji desanimado e sem vontade de viver, uma Asuka ativa e raivosa (o contrário do Shinji) e uma Rei descobrindo como é viver fora de um cockpit de um Eva e sem seguir ordens.
Dias se passam e Asuka e Shinji acabam voltando para a Wunder de Misato na batalha contra a NERV de Gendo Ikari, que pretende reativar e pilotar a Unidade-13 para desencadear um Impacto Adicional. Gendo e Shinji, que está na Unidade-01, lutam em um surreal "Anti Universo", e pela primeira vez temos uma abordagem mais profunda na personalidade de Gendo.
Enquanto pai e filho se entendem, Misato se sacrifica para criar a Lança de Gaius, que dá a Shinji o poder de reescrever o mundo, um "Neon Genesis", mas sem Evangelions.
Nas últimas cenas, podemos ver Shinji, Mari (que tira dele um colar explosivo, o último resquício do mundo antigo), Rei, Asuka e Kaworu como adultos em uma estação de trem, e o filme termina com cenas do mundo real, indicando o desejo de Shinji: o começo de um novo mundo.
Precisa assistir a série clássica antes de Rebuild of Evangelion?
Uma pergunta que certamente muitos vão se fazer, e nós recomendamos que sim, assista a série clássica e o filme que a concluí, The End of Evangelion, ambos disponíveis na Netflix. Os quatro novos longas foram feitos de forma independente, no entanto, ao conhecer antes os temas e conceitos da série você contará com uma bagagem muito melhor para aproveitar Rebuild of Evangelion, que pode se tornar uma viagem surreal para quem está assistindo pela primeira vez.