A Bethesda revelou, recentemente, os detalhes da história que antecede Starfield, um dos jogos mais aguardados do ano. Depois de mais de 25 anos, a desenvolvedora responsável por The Elder Scrolls e Fallout está criando um novo universo, dessa vez em meio às estrelas: Starfield é um RPG com liberdade inigualável que levará os jogadores em uma jornada épica para desvendar o maior mistério da humanidade.
Mas a história de Starfield começa, aproximadamente, 280 anos antes do início da narrativa. Conheça os principais acontecimentos que antecedem o épico:
Entre 2050 e 2160: Em 2050, a humanidade finalmente chega em Marte e, cinco décadas depois, passa a viver no espaço. A exploração espacial ganha força e a humanidade chega em Alpha Centauri em 2156, o sistema estelar mais próximo do Sistema Solar, que fica a 4,37 anos-luz de distância da Terra. Apenas três anos depois, a União das Colônias é estabelecida.
Entre 2167 e 2221: Surge o primeiro conflito espacial. Solomon Coe e Volii formam a Confederação Freestar em 2189. Cinco anos depois, a UC lança a estação estelar Clínica na órbita de Deepala, no sistema Nárion, e os povos não membros da UC veem isso como uma tentativa de expansão, exigindo que a UC a remova de órbita. A UC se recusa e o povo de Nárion ingressa na Freestar, que se mobiliza para proteger o sistema em 2195. Em resposta à mobilização, a UC envia uma frota ao sistema Nárion e a Freestar responde na mesma moeda, iniciando uma guerra que se arrasta até 2216, com a assinatura do Tratado de Nárion, que encerra o conflito. Além disso, em 2221 é fundada a Patrulha Freestar, uma força de elite protetora e investigativa, dedicada a servir aos cidadãos da confederação.
Entre 2275 e 2307: A Constelação é formada por Sebastian Banks e a Guarida é construída em Nova Atlântida para servir às necessidades e ao povo da Constelação por gerações futuras. Em 2307, a Confederação Freestar inicia operações agrícolas no Planeta de Vesta, o que viola o Tratado de Nárion e culmina no início da Guerra das Colônias.
Entre 2310 e 2328: A Constelação toma posse do primeiro Artefato e o esconde em seus arquivos. Depois de vários anos de conflito, a Guerra das Colônias chega ao fim com a Batalha de Chayene, quando uma flotilha de naves da Confederação Freestar derruba as principais naves da Armada da UC. Em 2315, a Vanguarda da UC é fundada, formada por civis em suas próprias naves, que juram proteger a União das Colônias e seus interesses. Diversas figuras importantes da história do jogo da Bethesda entram para a Constelação nos anos seguintes até 2328, quando a Constelação compra a estação estelar L-868 e a transforma em um leitor do espaço profundo apelidado de “O Olho”.
2330: Tem início a narrativa de Starfield.
Vale lembrar que a Bethesda disponibilizou três curtas animados que servem como introdução aos povos e culturas de Starfield. O jogo, que já está pronto, chega em 6 de setembro para PC - cujos requisitos são, relativamente, modestos - e Xbox Series X/S e estará disponível no Game Pass. Aqueles que fizerem a compra antecipada, poderão iniciar a jornada espacial a partir de 1º de setembro.