Pedro “Buxexa”, ex-jogador profissional e streamer de Free Fire, foi desligado da organização Fluxo, no último domingo (20), após um vídeo em que faz comentários transfóbicos viralizar na internet. O streamer fazia parte do quadro de influenciadores da organização.
Em nota publicada em suas redes sociais, o Fluxo informou que o cenário de esports deve “se unir contra qualquer tipo de preconceito” e que não há mais espaço para quem reproduz esse tipo de pensamento.
Comunicado oficial. pic.twitter.com/hB7dDXkJzo
— Fluxo (@fluxogg) June 20, 2021
Entenda o caso
Buxexa participava como convidado da live de Welington “Rachaxp” no sábado (19) na plataforma de streaming BOOYAH!, quando falou que Bruno “Nobru”, jogador e CEO do Fluxo, tinha comentado na foto de uma influenciadora trans, Marcella Pantaleão, a quem o streamer se referiu como sendo “uma ruiva de três pernas”.
Mais comentários ofensivos seguiram com Buxexa e Racha rindo de toda a situação.
Uma conta de fãs da Marcella Pantaleão, uma influencer, postou um vídeo que em live o Buxexa e o Racha zoam o Nobru por ter comentado em uma publicação da influenciadora, os mesmos riem e citam a moça, que é trans, como "mulher de três pernas" e dizem que "é um homem". pic.twitter.com/EePY610Zpx
— Babbler Free Fire (@babblerfreefire) June 20, 2021
Marcella Pantaleão, que é digital influencer, se pronunciou nos stories do Instagram após o acontecido, falando que em determinados momentos preferia ser sozinha e que já pensou em sair da internet, por causa de comentários como estes.
Buxexa também se pronunciou no Instagram afirmando que "não tinha intenção de ofender ninguém" e que "quem o conhece sabe da sua índole".
Repercussão
Nobru, CEO e jogador do Fluxo se manifestou nos stories do Instagram durante a noite do dia 20, muito emocionado por toda a situação. Debaixo de muitas lágrimas, o jogador afirmou que se sentia culpado por toda a situação e que acreditava que Buxexa cometeu um erro, mas tinha um coração bom.
Lucio “Cerol”, co-fundador do Fluxo também se manifestou em seu Twitter no domingo (20) mostrando muita tristeza com o caso, além de afirmar que não conseguia nem dormir por conta de toda a situação.
Tanto Racha quanto o Buxexa são meus amigos na minha vida pessoal, é foda pra caralhooo toda essa situação, mas a gente faz o que mano? O que?? Eu to sem dormir por causa do ocorrido, to mal de verdade… de verdade……
— Cerol (@CEROLZERA) June 20, 2021
Além do desligamento do Fluxo, Buxexa foi penalizado pela Garena, que encerrou a parceria com o streamer e informou a suspensão de sua conta na BOOYAH!, plataforma de streaming da empresa. Racha que estava envolvido na polêmica também teve a parceria encerrada.
Em comunicado feito no domingo (20), a Garena, empresa responsável pelo Free Fire, disse repudiar qualquer tipo de conduta desrespeitosa dentro e fora de sua comunidade:
A Garena não tolera atos de racismo, preconceito, assédio e manifestações de ódio, e espera que streamers, espectadores e jogadores mantenham um bom comportamento dentro e fora dos jogos e transmissões.
(+) pic.twitter.com/kQXaGW5Wb5
— Free Fire - Brasil (@FreeFireBR) June 20, 2021
“A Garena não tolera atos de racismo, preconceito, assédio e manifestações de ódio, e espera que streamers, espectadores e jogadores mantenham um bom comportamento dentro e fora dos jogos e transmissões”, diz o comunicado da produtora de Free Fire.
Gratuito para jogar, Free Fire está disponível para dispositivos Android e iOS.