Uma pesquisa realizada pela Betway indicou que o Sudeste é a região de origem da maioria dos atleta de esports no Brasil. Realizada com 140 proplayers de várias modalidades como Free Fire, Counter Strike: Global Offensive, League of Legends e Rainbow Six, a região Sudeste foi onde nasceu 58% do total de atletas entrevistados.
A pesquisa também apontou que São Paulo é o estado natal de 38% dos atletas no país. Confira a região em que os atletas de cada uma das modalidades nasceu, segundo a pesquisa da Betway.
Free Fire
Apesar do Sudeste dominar como região de origem dos proplayers de Free Fire, nesta modalidade o Norte e Nordeste também aparecem como celeiro de talentos do battle royale da Garena. Foram 40 jogadores entrevistados.
- Sudeste - 17, com São Paulo sendo estado de origem de 10 atletas, enquanto Minas Gerais possui 7;
- Norte - 9, destaque para o estado do Amazonas, que possui 7 proplayers nascidos por lá;
- Nordeste - 8
- Sul - 4
- Centro-Oeste - 2
Counter-Strike: Global Offensive
Um dos detalhes que chama atenção no CS:GO é a ausência de jogadores nascidos na região Norte do país. Foram 20 atletas entrevistados para essa modalidade.
- Sudeste - 15, com destaque para São Paulo, onde nove jogadores nasceram, seguidos pelo Rio de Janeiro com 4.
- Centro-Oeste - 1
- Sul - 3
- Nordeste - 1
League of Legends
Pelo League of Legends a maioria esmagadora nasceu no Sudeste, com o número representando 76% do total de 30 proplayers entrevistados.
- Sudeste - 23, com 13 jogadores nascidos em São Paulo;
- Nordeste - 2
- Norte - 2
- Centro-Oeste - 2
- Sul - 1
Rainbow Six
Com 50 jogadores entrevistados, o R6 mostrou uma boa disputa entre as regiões Sudeste e Sul do país, mas ainda assim o Sudeste se sobressai.
- Sudeste - 27
- Sul - 17
- Centro-Oeste - 4
- Norte - 2
Os números podem ser reflexo de uma centralização das grandes organizações de esportes eletrônicos na região sudeste. Além disso, os grandes torneios nacionais acontecem, normalmente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Entretanto, vale ressaltar que existem organizações proeminentes em outras regiões, como a AmazonCripz, do estado do Amazonas, e que recentemente disputou a Série A da sexta edição da Liga Brasileira de Free Fire.
Para conferir a pesquisa de forma mais detalhada, basta acessá-la aqui.