Tem um Xbox One, Playstation 4 ou Nintendo Switch acumulando poeira aí na sua casa? Mais que a decência de manter seus consoles e joysticks limpinhos, uma higienização bem feita regularmente consegue estabilizar o nível de performance das máquinas e acessórios e até mesmo aumentar a vida útil deles.
A limpeza dos consoles da geração antiga é relativamente fácil, mas se você for terceirizar o serviço, pode acabar tendo que desembolsar entre 60 e 120 reais em média. Como todo troco economizado nos dias atuais é motivo de alívio, é legal saber como limpar o console com segurança. Então, vem com a gente!
É realmente necessário limpar o console?
Primeiro, vale destacar a importância da limpeza interna para a vida útil do seu videogame. É inevitável que a poeira se acumule nos consoles, ainda mais se estão em cima de algum estante ou prateleira. E isso acontece tanto fora quanto dentro da carcaça. Porém, deixar que esse pó se acumule pode causar o superaquecimento da máquina, impactando diretamente no desempenho dos jogos.
Para evitar isso, é preciso desmontar os componentes internos e retirar o pó. Também é recomendado verificar o estado da pasta térmica que fica entre o processador e o dissipador de calor. Não tem ideia por onde começar? Fique tranquilo, vamos mostrar um guia completo para limpar Playstation 4, Xbox One e o Nintendo Switch.
Limpeza do Playstation 4
No PlayStation 4, o acúmulo de sujeira costuma acontecer nas laterais das aberturas, o que é um problema, já que são os caminhos para circulação de ar. Na parte interna, o cooler, responsável pelo resfriamento do console, é o componente que mais sofre com a poeira. Portanto, limpe a parte externa com um pano seco ou levemente umedecido com água, sem outros produtos de limpeza, pois podem danificar o plástico.
Para continuar, é preciso se certificar de que o tempo de garantia do aparelho foi concluído. Isso porque o produto perde sua garantia de fábrica ao remover os lacres de segurança. Feito isso, junte os seguinte itens:
- Limpador multiuso, álcool em gel ou líquido (que não contenham amônia em sua composição);
- Ar comprimido em lata;
- Cotonetes;
- Chave Torx T8 ou T9 com furo no centro;
- Chave Phillips pequena.
Para começar a limpeza completa, desligue e desconecte todos os cabos do console. Com ele “frio”, use a lata de ar comprimido, disponível no mercado brasileiro por cerca de 20 reais, para soltar jatos de ar nas portas frontal e traseira, bem como nas aberturas.
Se essa é a primeira vez que seu PS4 está recebendo uma limpeza completa, ele ainda possui os adesivos de garantia da parte traseira. Logo, vale lembrar que se ainda estiver na garantia e estiver fazendo ruídos, recomendamos que entre em contato com o atendimento da Sony. Caso esteja tudo normal e dentro da garantia, você ainda não precisa limpá-lo internamente.
Depois que terminar o trabalho com o ar comprimido, o próximo passo é retirar os quatro parafusos na parte traseira do console, abaixo dos adesivos de garantia. A chave de fenda T8 ou T9 Torx é a pedida pra essa tarefa.
Depois, vire o PS4 de cabeça para baixo e remova a base do console puxando os cantos e as bordas sem forçar demais. Ao abrir, você verá uma combinação a ventoinha numa caixa de plástico e outros elementos.
Agora, mantenha o ventilador no lugar segurando-o com um dedo e borrife o ar comprimido para remover a poeira. É importante ele estar parado durante essa limpeza, pois forçá-lo a girar pode danificar o hardware.
Vá aplicando o ar comprimido entre os componentes com cuidado, principalmente o dissipador de calor, sempre se certificando de que o ventilador está parado. Isso deve ser o suficiente! Antes de remontar, deixe o console secar naturalmente por cerca de uma hora.
Ah, não utilize a flanela úmida nas partes internas do console. Faça toda a remoção da poeira com a lata de ar comprimido, flanelas secas e cotonete se precisar. Chegou a hora do joystick!
O ar comprimido é uma ótima ideia para alcançar áreas difíceis, como as entradas e ao redor dos sticks analógicos. Depois, use um pano de microfibra seco para limpar toda sua superfície. Se estiver pegajoso por conta de algum alimento ou manchado, você pode usar um pano umedecido, mas evite as entradas. Prontinho, só esperar secar para devolvê-lo para a ação.
Limpeza do Xbox One
Mais uma vez, a lata de ar comprimido será sua grande aliada. Com o Xbox One, comece pela remoção dos painéis laterais. Não há parafusos nesta parte, então você pode usar uma espátula ou chave de fenda para alavancar as abas na parte de trás da unidade e, assim, destravá-las.
Depois de soltar as laterais que também liberam o painel, temos uma chapa com parafusos verdes que precisam ser removidos, pois assim há a separação completa entre o hardware e gabinete. Mais um momento de colocar seu kit de chaves em ação.
Para seguir para os próximos passos, separe o hardware da outra metade da carcaça. Feito isso, comprima as peças de espuma que seguram a tampa de metal sobre o ventilador para que a chapa saia facilmente.
Chegou a hora da limpeza interna! Com um pano de microfibra e lata de ar comprimido em mãos, certifique-se de que o ventilador se mantenha parado enquanto você sopra ar na superfície e entre os elementos. Seguindo esse guia e com todo cuidado que seu console merece, ele estará limpinho!
O controle também merece carinho, né? Então, aproveite o ar comprimido para áreas mais estreitas e passe um pano por toda sua superfície regularmente. Cotonetes também fazem um bom serviço ao redor dos botões.
Limpeza do Nintendo Switch
O Nintendo Switch é propenso a ficar sujo, oleoso e cheio de marcas se não receber cuidados quase que diários. Afinal, é um console que fica muito próximo ao jogador. Felizmente, limpá-lo é fácil e não requer muito esforço ou tempo.
Basta limpar a tela com um pano de microfibra seco. Caso não seja suficiente, use um pano de algodão úmido ou um pedaço de fita adesiva para remover manchas. Já para os Joy-Cons, além do pano seco, use cotonetes ao redor dos botões. Evite produtos químicos ou limpadores abrasivos.
Perto da porta de carregamento, que fica na lateral do Switch, siga com extremo cuidado. Ela possui conectores de pinos bastante sensíveis e danificá-los pode arruinar seu sistema de carregamento. Apenas mexa na porta se tiver visivelmente algo preso dentro.
E aí, ficou afim de fazer um mutirão da limpeza nos seus consoles? Esperamos que nosso tutorial tenha ajudado! Se curtiu, compartilha com os amigos e fique ligado para mais conteúdos!