A regra é clara: todo gamer tem o seu cantinho especial para jogos. Seja seu próprio quarto, a sala de estar ou algum outro cômodo especial, a gente sempre quer ter um espaço dedicado aos games para deixar a experiência mais confortável. Pensando nisso, criamos esse guia para te ajudar a montar um setup gamer bonito, organizado e bem funcional.
Mesa
Uma mesa bem feita é sinônimo de muita tranquilidade. Isso porque este componente é o centro das atenções num setup gamer. É o espaço onde você vai colocar seus periféricos, consoles e acessórios. É aquele móvel que a visita vai bater o olho e perguntar “nossa que mesa bonita!”.
Aqui a primeira dica é o acabamento que sua mesa vai ter, ou melhor dizendo, o material. Eu recomendo que você adquira ou faça uma mesa com uma boa madeira. É importante você investir num móvel de qualidade ou terá sérios problemas com o passar dos meses.
As medidas são bem subjetivas e você deve adequar ao espaço que tem no local, mas tente pelo menos pegar algo com uns 3 cm de espessura, e evite aqueles conglomerados, MDF, ou “madeiras” muito frágeis. Pense bem, seus itens de maior valor estarão sob este material.
Aliás, na minha opinião vale muito mais ir diretamente a uma serralheria e pedir para um profissional te auxiliar nesta missão, do que comprar uma mesa pronta em qualquer loja. Claro que um projeto customizado sai mais caro, porém em muitos casos vai ser bem melhor. Caso o orçamento esteja apertado, não tem problema, pode comprar uma mesa pronta sim, mas de boa qualidade.
Outra dica importante é sempre calcular quanto de peso você pretende colocar na mesa. Um desktop, dois monitores, videogames, etc. Lembre-se também de distribuir o peso para evitar aquela barriguinha com o passar do tempo.
Cadeira
Ainda falando um pouco da mesa, é importante destacar a relação com a cadeira. Antes de comprar uma boa cadeira, verifique as medidas e veja qual será o tamanho da sua mesa. Lembre que o ideal é que o monitor deva ficar na altura dos seus olhos, sem você precisar ficar movimentando o pescoço para cima ou para baixo para enxergar direito.
Em segundo lugar. Ajeita essa coluna e vai beber uma água!
Brincadeiras a parte, a imagem acima ilustra bem como o seu corpo deve estar disposto no setup para evitar dores ou problemas de coluna. Preste muita atenção nisso, pois sua saúde sempre deve vir em primeiro lugar.
Agora falando de cadeiras, nós temos um artigo especial sobre como adquirir uma cadeira gamer de respeito, inclusive, entrevistamos o diretor comercial de marcas famosas como a Vertagear e Force.
Em síntese, procure cadeiras que tenham um tecido de qualidade para não descascar, boa relação de espuma para ficar bem confortável e macio, apoio para pescoço e lombar. A construção também é muito importante. Por experiência própria, é mais vantajoso juntar um pouco mais de dinheiro e comprar uma cadeira parruda, bem feita, com metal e ferro, do que uma só de plástico.
Mais uma vez eu preciso reiterar: é a sua saúde em jogo. E se você é gamer, mas não gosta de cadeiras super extravagantes, vale a pena conferir as cadeiras do tipo ergonômicas, que tem visual mais básico e como o nome sugere fazem até um trabalho melhor na sua coluna.
Você também pode checar as melhores cadeiras gamer de 2021 em outro artigo feito por nós.
Monitores
Essa dica depende muito de como você vai usar seu setup gamer. Em geral, a regra é simples: se você vai só jogar e não pretende trabalhar naquele ambiente, vale a pena investir num monitor único, do tamanho e resolução que preferir.
Agora, se você vai trabalhar e jogar, ai eu já recomendo ter pelo menos dois monitores, um para o trabalho e outro para jogos. Ou você também pode comprar um do tipo ultrawide, que deve te atender bem.
Aliás, temos um artigo super completo sobre como escolher um monitor ideal, seja gamer ou para trabalho, e com mais de 20 indicações de modelos.
Uma boa pedida é investir em braços articulados. Esses braços são presos na mesa através de um suporte ou parafusos, e depois presos na parte traseira dos monitores. Dessa forma suas telas ficarão mais dinâmicas, podendo ser giradas e movidas na posição que preferir, além de liberar espaço na mesa que antes seria ocupado pelos “pés” dos monitores.
Sem fio é sempre melhor!
Eu tenho problemas com periféricos com fio. É muito cabo na mesa, as medidas diferem, se você não sabe organizar fica uma bagunça... enfim, cabos são ruins.
Por sorte o mercado está recheado de periféricos wireless para turbinar o setup gamer, e sim, é bem mais caro, infelizmente. Porém, novamente trazendo minha experiência para o jogo, digo que investir no meu setup 100% sem fio foi a melhor decisão que tomei nos últimos meses.
A ideia é começar aos poucos. Escolha um mouse sem fio, parecido com o seu atual, depois mude para o teclado e escolha uma opção que mais se adeque ao seu uso. Se for gamer hardcore, é interessante pegar um com switches mecânicos do tipo blue ou red, agora se você trabalha com digitação vale a pena investir num do tipo brown.
Por fim, procure um headphone ou headset de sua preferência. Infelizmente esses são os periféricos mais caros, mas fazem bastante diferença no dia a dia. Caso você produza conteúdo, vale considerar comprar um microfone condensador ou dinâmico para o seu setup junto com um suporte articulado para prender na mesa.
Agora, se você não tem um orçamento para um setup sem fio, ou simplesmente não quer por algum motivo, tudo bem. Setups de periféricos com fio também funcionam muito bem.
Se não tem LED não é GAMER!
Deixando o humor e o estereótipo de quarto com muitas luzes, alguns LEDs deixam o ambiente mais bonito sim. A questão é como você coloca. Claro, há quem goste do setup tal qual uma balada, e há aqueles que querem umas luzes, mas com um pouco mais de discrição.
A opção mais interessante é comprar alguns metros de fita LED, especialmente aquelas que vem com um controle para mudar a intensidade ou as cores. Como essas fitas são de dupla-face, você pode colocar em praticamente qualquer lugar do setup, como embaixo da mesa para dar aquele visual show, no contorno da TV, nas sancas do teto, em prateleiras. Use a criatividade!
Aliás, caso você esteja montando um setup gamer mais neutro, pense pelo menos em colocar umas fitas de LED de cor branca em alguns lugares. O tom fica muito bonito e vai te deixar inspirado nos joguinhos.
Isolamento acústico?
Essa opção é caso você seja um produtor de conteúdo e quer ter certeza que sua voz não incomodará outras pessoas na casa ou que ruídos externos não passarão para o seu trabalho.
Um cômodo com isolamento acústico deve ser acompanhado por um profissional da área, pois é ele quem te dará uma explicação mais aprofundada sobre qual espuma comprar, onde colocar exatamente, e se realmente vale a pena o investimento.
Decore do seu jeito
Por fim, finalizando nossas dicas sobre como montar o setup gamer, chegamos na parte de decoração do ambiente. Você pode colocar nichos nas paredes para botar bonecos, livros, capas de jogos, edições de colecionador.
Porém, o que sempre me agrada são quadros. Quadros temáticos de filmes ou games, como os clássicos Pulp Fiction e The Last of Us ficam bem em qualquer parede. Aproveita também para inserir posters que chegam junto com jogos em mídia física.
Se gosta de leitura, bote uma prateleira bonita para começar sua biblioteca caseira e capriche no material.
E aí, o que achou das nossas dicas para montar seu setup gamer? Diz para a gente nos comentários!