Com as placas GeForce RTX 50 chegando em breve, trazendo uma nova e aprimorada versão do Frame Generation com DLSS 4, a NVIDIA não deixará na mão os jogadores que não pretendem fazer o upgrade e que irão continuar usando o Frame Gen por meio das placas GeForce RTX 40.
De acordo com Jacob Freeman, da NVIDIA, o Frame Gen das placas RTX 40 será atualizado com um novo modelo de IA, permitindo que ele entregue mais desempenho e use menos VRAM. Tal modelo também virá incluído nas placas RTX 50.
Frame Gen also gets updated on 40 and 50 series with a new AI model that is faster and uses less VRAM 😀 https://t.co/OMXp3Rk9eF pic.twitter.com/B5gxBBNB5P
— Jacob Freeman (@GeForce_JacobF) January 13, 2025
A foto mostrada por Freeman nas redes sociais (via Wccftech) indica que o Frame Gen com o novo modelo de IA reduz o consumo de VRAM em 400 MB e aumenta razoavelmente a taxa de quadros, com ela saltando de 124 fps para 137 fps.
Dito isso, é importante deixar claro que as placas GeForce RTX 40 não serão compatíveis com o novo Frame Gen do DLSS 4, com isso sendo exclusivo das RTX 50. Entretanto, o novo DLSS trará melhorias não apenas no Frame Gen das RTX 40, mas também no Ray Reconstruction, Super Resolution e DLAA de todas as placas RTX, conforme mostrado pela NVIDIA.
Outra novidade que não ficará apenas nas novas placas é o NVIDIA Reflex 2, a nova versão da ferramenta de redução de latência das placas GeForce. Ele estará disponível inicialmente apenas nas GeForce RTX 50, mas será adicionado em outras GPUs GeForce RTX futuramente.