O The Game Awards 2022 se aproxima e contou, inclusive, com o Terra Game On como parte do júri oficial da premiação. O evento é considerado o "Oscar" dos games e foi idealizado pela primeira vez em 2014, pelo apresentador canadense Geoff Keighley. Para já entrar no clima da premiação, o Game On preparou um resumo da história do The Game Awards.
A história de Keighley com premiações de videogames começa em 1994, quando o, então, roteirista, ajudou a escrever o material que seria utilizado por outros apresentadores no Cybermania '94: The Ultimate Gamer Awards. A partir daí, Geoff passou a se envolver neste rol de premiações da indústria dos videogames.
Dez anos de Spike Awards
Em 2003, estreava o Spike Video Game Awards (VGA), transmitido pela Spike TV. Esta premiação durou dez anos e contou com Geof Keighley na produção, mas, em algumas edições, na apresentação. Foi durante esta época que o canadense percebeu que os videogames realmente mereciam uma celebração de tudo que envolvia a indústria.
E foi exatamente por isso que Geoff abandonou o projeto em 2013, uma vez que entendeu que a Spike TV não estava com a mesma visão que ele nas premiações. Além disso, problemas com horários de transmissão na Televisão tradicional também começaram a minar a força do VGA da Spike.
Nasce o The Game Awards
Ao sair da Spike TV, Geoff Keighley não escondeu o seu desejo de construir uma premiação de videogames que fosse o equivalente do Oscar em Hollywood. Assim, em 2014, nascia o The Game Awards, com Keighley negociando com diversos serviços de streaming para ajudar na transmissão do evento.
Aliás, parte do sucesso e "independência" do prêmio se deu ao poder de negociação que o apresentador possuía. Isso porque Keighley negou ofertas de redes de televisão que estavam interessadas em transmitir o TGA. Dessa forma, ele conseguiu controle da estrutura de apresentação do evento, algo que faltou na Spike TV e o afastou do trabalho anterior.
Crescimento do evento
Geoff Keighley estruturou o The Game Awards de forma que ele pudesse manter um controle criativo total da premiação. Assim, desde o seu nascimento em 2014, o apresentador decidiu que, além de ser uma celebração do ano nos videogames, o TGA poderia ser algo ainda maior.
Foi neste contexto que Geoff passou a negociar e se aproximar das publicadoras e desenvolvedoras para que grandes games futuros da indústria passassem a ser anunciados durante a apresentação do The Game Awards. Até mesmo títulos que já haviam sido revelados, ganharam seus primeiros trailers durante a premiação. Alguns dos grandes anúncios que aconteceram durante a celebração incluem:
- Revelação do Xbox Series X
- Mortal Kombat 11
- Bayonetta 3
- Sekiro: Shadows Die Twice
- Elden Ring
- Hades
- Senua's Saga: Hellblade II
- The Callisto Protocol
A edição de 2022 do TGA acontece no dia 8 de dezembro, às 14h. O evento será transmitido na página da Twitch e do Youtube do The Game Awards.