Um dos maiores destaques da temporada de anúncios, The Callisto Protocol marcou presença no State of Play e no Summer Game Fest, conquistando a atenção dos fãs dos games com gráficos incríveis e clima assustador. O jogo de terror espacial chega em dezembro abusando de novas tecnologias no PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S e também terá uma versão para PlayStation 4, recém-revelada.
Neste jogo de 'survival horror' ambientado 300 anos no futuro, o jogador controla Jacob Lee, personagem que se vê aprisionado em uma penitenciária de segurança máxima em Calisto, uma lua de Júpiter. As coisas ficam caóticas quando os outros prisioneiros se transformam em criaturas monstruosas e Jacob precisa fugir de lá se quiser sobreviver. Assista ao trailer de gameplay do jogo:
O Game On conversou com Chris Stone, diretor chefe de criação da produtora Striking Distance Studios, sobre The Callisto Protocol, o impacto das novas tecnologias e a experiência dos desenvolvedores em jogos da série Call of Duty e, claro, Dead Space, além de como foi adaptar o game para PS4, entre outros tópicos.
O diretor não esconde que The Callisto Protocol é uma vitrine para os consoles de nova geração, desde os gráficos 4K HDR até os efeitos de Raytracing e mesmo o uso inteligente do controle DualSense, do PS5. "O DualSense é fantástico para um jogo de horror", explicou Stone. "O autofalante interno, a resistência nos gatilhos, a pegada que ele transmite, você pode sentir tudo na sua mão".
Segundo Stone, a Striking Distance está fazendo em The Callisto Protocol coisas que queriam há muito tempo em termos de fidelidade gráfica. "A quantidade de dados e conteúdo que você pode colocar nos novos consoles é impressionante", explicou o diretor. O jogo roda em uma versão modificada do motor gráfico Unreal Engine 5, feita pelo time do jogo combinando elementos da nova engine e sua versão anterior.
Com tantos elementos dependendo do poderio dos novos consoles, a versão de PS4 pode preocupar os jogadores. Ela está em produção pela própria Striking Distance e Stone reconhece que não é fácil desenvolver para o PS4 depois de fazer o game no PlayStation 5, mas se diz confiante no resultado. "Uma coisa sobre fazer games é que às vezes você não sabe até tentar", explicou, dizendo que é fácil empurrar o jogo ao máximo e depois retroceder um pouco para deixar a experiência mais suave.
"Estamos comprometidos a entregar um jogo 'AAAA', não importa em qual plataforma", disse Stone, se referindo ao termo que a Striking Distance tem usado para descrever The Callisto Procotol, como um jogo "acima" das produções de alto orçamento, geralmente descritas como 'AAA'.
The Callisto Protocol é um dos vários jogos ao estilo de Dead Space que chegam para PC e consoles nos próximos meses - até um remake do próprio Dead Space está em produção na Electronic Arts. É curioso pensar em como The Callisto Protocol, jogo feito pelos criadores de Dead Space, vai se diferenciar da concorrência.
"Temos algumas coisas a nosso favor: o pedigree da equipe, nós criamos Dead Space, é algo que a gente entende de verdade, sabemos construir horror - não é algo fácil, é preciso encontrar um equilíbrio entre os elementos", disse o diretor de The Callisto Protocol, explicando que não é só dar sustos seguidas vezes no jogador.
Ele dá como exemplo uma cena do trailer do jogo, em que Jacob, o protagonista, passa por um corredor cheio de corpos. "Nós construímos a tensão enquanto o personagem avança, o jogador está esperando que algo apareça. E aí um olho se abre em um dos corpos! Não é algo que o personagem vê, mas o jogador sim". Para Stone, o segredo é fazer as coisas imprevisíveis para o jogador, com uma variedade de elementos de horror aparecendo a cada momento.
The Callisto Protocol chega em 2 de dezembro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.