Anunciado durante o State of Play no começo de junho, Resident Evil 4 Remake foi um dos jogos mais comentados na temporada de eventos das últimas semanas. O jogo chega em 2023 para PC e para os consoles da nova geração, PS5 e Xbox Series X/S.
Lançado em 2005 e responsável por uma revolução no gênero survival horror, Resident Evil 4 deu um passo além e redefiniu a jogabilidade da cultuada franquia, além de dar um novo rumo para os jogos de ação e aventura em terceira pessoa. Agora, um dos mais bem-sucedidos jogos da Capcom seguirá os passos de seus antecessores e ganhará um remake.
Remake que promete ser um prato cheio para os fãs. Liderado por Yoshiaki Hirabayashi, produtor do remake de Resident Evil 2, o jogo trará inimigos redesenhados e mais assustadores e, usando a famosa RE Engine, promete um show à parte nos horripilantes cenários do interior da Espanha.
Qual é a história de Resident Evil 4?
Resident Evil 4 se passa seis anos após a experiência de Leon S. Kennedy no desastre biológico de Raccoon City, contada em Resident Evil 2. Graças à sua determinação incomparável, Leon foi recrutado como agente sob ordens diretas do presidente dos Estados Unidos. A missão? Resgatar Ashley Graham, ninguém menos do que a filha do presidente, recentemente raptada por um culto na Espanha, em uma região onde uma misteriosa praga está corroendo a comunidade.
Ainda não se sabe o quanto a Capcom irá mudar o roteiro do jogo original. Vale lembrar que o remake de Resident Evil 2 e 3 fizeram algumas pequenas alterações para tornar o ritmo dos jogos mais atual. Ainda, a Capcom revelou que a equipe de desenvolvimento quer intensificar ainda mais a sensação de solidão do original e o medo causado por inimigos tomados pelo fanatismo cego.
Além disso, vale lembrar que o criador de RE4, Shinji Mikami, contou em uma entrevista à VG247 que "seria ótimo se a Capcom pudesse fazer um ótimo trabalho e tornar a história melhor". Na época do lançamento para Nintendo GameCube, Mikami teve apenas três semanas para escrever toda a história e não foi capaz de contar o que queria - resta a esperança de que o remake corrija isso.
Quais as melhorias de Resident Evil 4 Remake?
Além da narrativa reimaginada, o remake de Resident Evil 4 está em desenvolvimento no motor gráfico RE Engine, o mesmo utilizado em jogos recentes como Devil May Cry 5 e Resident Evil Village, e terá gráficos vívidos e detalhados.
A Capcom também promete entregar uma jogabilidade mais modernizada, com um sistema de controles similar ao de Resident Evil 2 Remake.
Para quais plataformas e quando Resident Evil 4 será lançado?
Embora tenha sido mostrado em um evento da PlayStation, Resident Evil 4 não será exclusivo da plataforma. O jogo será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S em 24 de março de 2023. Resident Evil 4 também terá suporte para o PSVR 2, o novo headset de realidade virtual da Sony.
Resident Evil 4 Remake estará na PS Plus ou no Game Pass?
Ao menos inicialmente, Resident Evil 4 não estará disponível nos serviços de assinatura PS Plus ou Game Pass. Vale lembrar que jogos anteriores da série já foram oferecidos em ambos os serviços - Resident Evil 7 deixou recentemente o catálogo do Game Pass, por exemplo.
Resident Evil 4 Remake está previsto para chegar em 24 de março de 2023 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.