Notebooks gamers são pensados nos jogadores, mas oferecem boas configurações tanto para usuários comuns, que realizam apenas tarefas básicas cotidianas, quanto para aqueles mais exigentes. Mas afinal, vale a pena comprar um?
Portabilidade e configurações mais robustas chamam a atenção e, enquanto garantem tranquilidade nas tarefas mais básicas como trabalhar, estudar ou apenas navegar na internet, se tornam diferencial na hora de executar tarefas que exijam programas mais pesados e alto volume de informações.
Nessas horas, os laptops para jogadores se destacam: “Muitos usuários que não são jogadores já notaram essas vantagens e passaram a investir nesse tipo de máquina. Elas funcionam perfeitamente para atividades de lazer e trabalho do dia a dia, e para tarefas que exigem mais do computador, inclusive os games, claro”, conta Samuel Rodegheri, diretor de Negócios de Computador Consumo da Positivo Tecnologia e responsável pela 2 A.M.
O Game On traz quatro motivos que justificam a compra de um notebook gamer.
Portabilidade
Talvez o principal motivo para se considerar um notebook, a portabilidade costumava ser sinônimo de desempenho menor ou preços muitos maiores, cenário que mudou recentemente. Agora, os modelos mais potentes conseguem aliar a portabilidade com o desempenho tranquilo de diversas tarefas, das cotidianas às mais exigentes. “Com o aumento do trabalho remoto ou híbrido nos últimos anos, a possibilidade de ter uma máquina robusta em qualquer lugar, seja em casa, no trabalho ou viagens, tornou-se um grande diferencial para o usuário. A preocupação com travamentos, falta de bateria e custos muito elevados são cada vez menores”, explica Samuel.
Autonomia e múltiplas tarefas
A versatilidade é outro destaque quando falamos dos notebooks gamers, seja para participar das reuniões de rotina ou até mesmo das intensas partidas online com os amigos. Além disso, as baterias de longa duração trazem tranquilidade, mesmo quando acontece alguma queda de energia ou não existem tomadas por perto. No fim das contas, um notebook gamer permite ser “produtivo em qualquer lugar e alternar entre diferentes usos sem a preocupação com a perfomance”, conta Samuel.
Aplicações e custo-benefício
Se a princípio um notebook gamer pode parecer muito mais caro que um desktop comum, essa teoria costuma ser desconstruída rapidamente quando são analisados os custos adicionais de um computador de mesa, que exige investimento em periféricos, monitores e acessórios. Para Samuel, “Um notebook gamer possui as últimas tecnologias do mercado, e investir em um modelo como este significa ter um produto completo, que se manterá atual mesmo a longo prazo. O custo-benefício hoje em dia é bastante vantajoso e o investimento não é tão mais alto como em outros tempos”.
Desempenho
Desempenho digno de desktop e um formato prático e portátil. Atualmente, a indústria tem à sua disposição componentes de alta performance, a começar pelos processadores, que permitem que os notebooks gamers desempenhem com naturalidade aplicações mais exigentes, como edição de imagens e streamings. Segundo Samuel, “ter uma máquina com processador poderoso, bastante memória RAM e armazenamento em SSDs de última geração vai proporcionar maior desempenho e longevidade ao usuário”.
“Na prática, o consumidor levará muito mais tempo para precisar trocar seu laptop e ainda terá uma vantagem enorme em performance”, finaliza.