A Larian Studios incluiu uma comovente homenagem ao pai de um fã diagnosticado com Alzheimer através do jogo Baldur's Gate 3, história essa que recentemente ressurgiu na internet e tem emocionado os internautas (via IGN).
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
A história foi compartilhada nas redes sociais por Rachel Quirke, uma das roteiristas do game. Confira o post original abaixo:
There wasn't a dry eye in the house when we read that letter, and I volunteered to write Golbraith (I'm not super writer btw, and I'll respect their privacy unless they want to reveal themselves). Really happy we got to honour the mighty mindflayer hunter ❤️ https://t.co/FefUkkbpWu
— Rachel Quirke (@quirkiltons) January 4, 2024
Tudo começou em 2020, quando o estúdio lançou o primeiro ato do jogo em acesso antecipado, e um jogador conhecido como Solfalia escreveu aos desenvolvedores nos fóruns da Larian para agradecer pela ótima demonstração, e que essa poderia ser a última oportunidade dele jogar na companhia de seu pai, que havia sido diagnosticado com a doença.
Ele explicou que, junto com o seu pai, encararam várias campanhas em jogos como Baldur’s Gate II e Divinity: Original Sin 1 e 2. Porém, com a saúde dele se deteriorando, o temor era de que não houvesse tempo para jogar as aventuras do próximo título da Larian.
“Esse acesso antecipado significa que neste Natal poderei embarcar numa aventura com ele por uma última vez e sei que ele gostará disso”, afirmou. “O fato de os vilões [no jogo] serem os Devoradores de Mentes é apenas a cereja do bolo”.
“Portanto, apesar das dificuldades e dores que este Acesso Antecipado possa ter causado a vocês, saibam que tem o meu mais sincero agradecimento”, disse ainda em 2020. “Este é mais do que um Acesso Antecipado para mim, é outra aventura que poderei participar com meu velho e criar algumas boas memórias".
Três anos depois, esse jogador voltou a postar no fórum da Larian e revelou que algum tempo depois que postou a sua história, uma das roteiristas do game mandou um email pedindo autorização para incluir e homenagear seu pai no jogo, o que ele aceitou na hora, apesar de não saber que tipo de homenagem seria feita. Como agradecimento, ele enviou uma foto de seu pai, que ficou muito feliz quando soube da notícia.
Como o jogo é imenso, depois que ele foi lançado, o rapaz mandou um email para a roteirista, perguntando onde poderia encontrar a homenagem, e teve como resposta:
“Glitter Gala, Bloomridge Park e a Blushing Mermaid formam um triângulo na parte baixa da cidade de Baldur's Gate e no centro está o porão de Golbraith — onde o poderoso Golbraith Stredivas pode ser encontrado. Um caçador de Devoradores de Mentes de grande renome, ele está aposentado e agora passa seus dias escrevendo — na esperança de passar seu conhecimento para futuras gerações.”
No local ele encontrou o NPC Golbraith, que foi criado com a aparência de seu pai, com vários diálogos emocionantes e pilhas de cartas que Golbraith trocava com o seu filho, com quem vivia grandes aventuras.
“Assim que terminei de examinar a casa inteira, contei ao meu pai. Ele está em uma casa de repouso agora, então não pode mais jogar, mas ele ouviu minha descrição com uma alegria infantil que eu não via antes. Ele adorou cada momento. Ele adorou a ideia de que seu personagem tem um monóculo e estava orgulhoso de seu personagem ter um porão secreto com armas. Ele ainda fala sobre isso de vez em quando durante nossos bate-papos semanais".
Rachel Quirke não é a pessoa que entrou em contato com o jogador, mas ela foi a responsável pela comovente criação de Golbraith dentro do jogo, e assim eternizar esse pai com Alzheimer.
Baldur's Gate 3 está disponível para PC, PlayStation e Xbox Series X/S.