A Microsoft anunciou (via The Verge), nesta quarta-feira (20), que o controverso Bobby Kotick, atual diretor executivo da Activision Blizzard, deixará o cargo oficialmente em 29 de dezembro.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
A Microsoft não nomeou um substituto direto e, em vez disso, decidiu mudar a estrutura de liderança e entregou diversos cargos extras a Matt Booty, o atual presidente de conteúdos de jogos e estúdios da Microsoft.
A saída de Kotick ocorre apenas dois meses após mudanças na liderança da Microsoft, que tornaram Sarah Bond presidente do Xbox, liderando todo o trabalho de plataforma e hardware, e Matt Booty presidente de conteúdo e estúdios de jogos, incluindo a supervisão dos estúdios Bethesda e ZeniMax. Agora, Booty está assumindo ainda mais responsabilidades com a Activision Blizzard e o Xbox Game Studios sob sua supervisão.
Além de Kotick, a diretora de comunicações da Activision Blizzard, Lulu Meservey, deixará a empresa no final de janeiro. Humam Sakhnini, vice-presidente da Blizzard e King, também partirá no final de dezembro. Muitos outros executivos também estão de saída a partir de março.
Phil Spencer, chefe do Xbox, agradeceu a contribuição de Kotick na criação de adoradas séries e os esforços em concluir o negócio com a Microsoft Gaming. No comunicado, o líder da Microsoft Gaming anunciou ainda as novas responsabilidades de Booty.
Kotick desempenhou um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da Activision Blizzard nestes últimos 33 anos no comando da empresa, porém, também acumulou várias polêmicas e acusações de assédios sexual e moral feitas por funcionários e pessoas externas.
Apesar de perder o cargo, Kotick deve ganhar cerca de US$ 400 milhões com a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, referentes às ações que possui e de outros ajustes contratuais.