A comunidade brasileira de Pokémon Unite sofreu uma grande perda na última quinta-feira, 13 de abril: a criadora de conteúdo e comentarista de esports Cecília Moraes, conhecida como Clarity, morreu aos 24 anos em Santa Catarina, após uma inflamação no miocárdio.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Apaixonada por Pokémon desde pequena, Cecília passava as madrugadas em claro em suas streams de Pokémon Unite: seu sonho era fazer parte da comunidade e, um dia, poder viver com algo relacionado ao jogo. A estudante de Letras da Universidade do Itajaí, que completaria 25 anos no início de maio, começou a chamar a atenção e foi convidada para atuar como comentarista em um evento em fevereiro.
Seu desempenho conquistou não apenas o público, como também a produção, e ela assinou um contrato para trabalhar nas etapas do Campeonato Brasileiro de Pokémon Unite, que acontece em São Paulo, uma vez por mês até o fim da temporada.
Porém, logo na primeira transmissão, realizada no início de abril, ela sentiu dores no peito e nas costas. Durante o intervalo, foi encaminhada até uma UPA na capital paulista e passou por exames, que não apontaram nada de anormal. Ela retornou para casa em Balneário Camboriú e seguiu normalmente sua rotina, indo para as aulas da faculdade, saindo com os amigos e passando a Páscoa com a família.
O drama começou na quarta-feira, dia 12 de abril. Cecília voltou a se sentir mal e foi levada ao hospital, onde passou por alguns exames que, novamente, não apresentaram nenhuma alteração importante. Na noite do mesmo dia, os sintomas se agravaram e ela enfrentou uma série de complicações, incluindo convulsões e desmaios, e foi levada às pressas novamente para o hospital, onde chegou já bastante debilitada.
Cecília foi atendida rapidamente e, com suspeitas de meningite ou sepse, foi encaminhada para a UTI. Porém, o quadro rapidamente se agravou e, por volta das 7h30 da manhã do dia seguinte, quinta-feira (13), ela teve uma parada cardíaca repentina que durou cerca de 16 minutos e precisou passar por uma cirurgia de emergência, em que foi diagnosticada com pericardite, uma inflamação no pericárdio, a membrana que recobre e protege o coração. Mesmo com o rápido atendimento, Cecília não resistiu e faleceu às 16h30 devido à falência múltipla dos órgãos.
Todos nós da comunidade de esports Pokémon UNITE lamentamos o falecimento da Clarity. Nossos sentimentos aos amigos e familiares neste momento tão difícil.
Seremos eternamente gratos pela paixão e talento que ela compartilhou conosco. 🎀🫶 pic.twitter.com/EagqoRI9cJ
— Pokémon UNITE Championship Series Brazil (@UniteBrazil) April 15, 2023
A Pokémon Unite Championship prestou uma homenagem a Cecília em suas redes sociais: "Todos nós da comunidade de e-sports Pokémon UNITE lamentamos o falecimento de Clarity. Nossos sentimentos aos amigos e familiares neste momento tão difícil. Seremos eternamente gratos pela paixão e talento que ela compartilhou conosco".