De caster à dubladora: Ana Xisdê conta experiência em New World

Brasileira deu voz à Grace O'Malley, a Rainha Pirata do MMORPG da Amazon

2 mar 2023 - 10h03
Ana Xisdê fez sua estreia no mundo das dublagens em New World
Ana Xisdê fez sua estreia no mundo das dublagens em New World
Foto: Ana Xisdê / Divulgação

A apresentadora de esports, Ana Xisdê, compartilhou, no início deste ano, uma nova fase de sua carreira. A caster deu voz à personagem Grace O’Malley no MMO da Amazon, New World, e disse que pretende seguir trilhando o mundo das dublagens.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Publicidade

Em entrevista ao Game On, a caster de esports, criadora de conteúdo e agora dubladora conta sobre sua jornada neste novo trabalho e suas próximas ambições na área.

Paixão pelo teatro

Antes de entrar para o cenário dos esports, a caster já carregava uma bagagem no teatro, com diversas peças e musicais apresentados. Apesar do ramo do teatro e o da apresentação de campeonatos serem muito diferentes, foi a junção de ambos que levou Ana a este novo desafio: localizar a voz de uma NPC em New World.

“Começou com uma volta ao curso de teatro, que veio acompanhada de um curso de dublagem e um curso de audiobook. Eu estava me preparando como um todo e conforme eu fui me sentindo mais preparada comecei a me colocar à disposição para fazer esse tipo de trabalho”, conta Ana.

Assim, com o impulso do teatro e dos novos cursos, juntamente com a experiência no mundo dos games, a apresentadora começou a participar de testes de dublagem e localização de voz. Ana conta que já usar a voz como instrumento de trabalho a ajudou a executar e desenvolver suas habilidades neste novo ramo, mesmo sem saber qual seria o próximo trabalho. 

Publicidade

Como foi a gravação

Sobre o processo para tornar-se a voz da NPC Grace O’Malley, Ana conta que, quando foi fazer o teste, ela ainda não sabia qual era o jogo ou a personagem. “Então entrei no estúdio, olhei e o que tinha tela eram ondas sonoras, eu não estava vendo a personagem. Eu estava seguindo as ondas sonoras do original”, conta.

"A gente tinha o som do personagem em inglês, é tudo dividido por falas e cada fala você basicamente repete em português na sua forma, com a sua interpretação e também considerando o histórico da personagem que você acabou de receber. E também o som original, a forma como você está ouvindo, e você tem que fazer isso de forma a localizar a voz. Então não é copiar exatamente o que a personagem está falando, da forma como ela está falando. É passar ela pro português, localizar de fato", explica.

Ana Xisde no estúdio, gravando falas para o RPG online New World
Foto: Red Button

“E foi dessa forma, depois desse trabalho todo, esse susto que foi assumir essa responsabilidade pela primeira vez, que eu pude então fazer essa personagem, essa pirata dentro do New World”, conta Ana, que teve 97 falas para gravar e passou cerca de três horas no estúdio para dar vida à Grace O'Malley

Apesar de ser o primeiro trabalho de Ana Xisdê como dubladora, a caster compartilha suas pretensões em continuar na área e, inclusive, confidencia que seu segundo trabalho como profissional da voz já está sendo desenvolvido. O audiobook de romance, ainda sem divulgação de título ou autor, deve sair em breve, explica Ana.

Publicidade

“Então eu estou entrando de cabeça, estou aberta a todas as possibilidades que esse trabalho pode me trazer. A ideia era essa mesmo desde o começo, até porque eu acho que é um trabalho que vem muito complementar ao ao que eu já faço com a apresentação. Essa coisa de você trabalhar com a voz, eu acho até que uma coisa ajuda a outra, no final das contas. Então vai ter mais Ana Xisdê nesse novo mercado. Não está longe dos games, mas um pouquinho diferente”, finaliza.

A pirata Grace O'Malley

Considerada a primeira pirata mulher da história, Grace O'Malley era a única filha do chefe do clã Dudara O'Malley do reino de Umhall. De acordo com o sistema legal irlandês, conhecido como Leis Brehon, os títulos não eram transmitidos para os descendentes — em vez disso, os chefes eram eleitos.

As mulheres, embora longe de serem tratadas como iguais aos homens, podiam herdar, possuir terras e até se divorciar dos maridos. No entanto, não podiam ser chefes. Grace O'Malley foi a exceção a esta última regra; uma mulher que, de acordo com Anne Chambers, autora de sua biografia, "quebrou o padrão", se tornando a primeira mulher líder de seu clã. 

New World é exclusivo para PC e a primeira temporada do game começa em 28 de março.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações