Após alguns anos cheios de incertezas e sem acontecer, a E3 está oficialmente cancelada. O anúncio foi feito pela Entertainment Software Association (ESA), em comunicado divulgado pelo The Washington Post nesta terça-feira (12).
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O cancelamento foi compartilhado também pela página oficial do evento no X (ex-Twitter):
— E3 (@E3) December 12, 2023
"Depois de mais de duas décadas de E3, cada uma maior que a anterior, chegou a hora de dizer adeus. Obrigado pelas lembranças", diz a publicação.
"Sabemos que toda a indústria, tanto jogadores como desenvolvedores, são profundamente apaixonados pela E3. Compartilhamos essa paixão", disse Stanley Pierre-Louis, presidente da Entertainment Software Association (ESA), citado pelo Washington Post. "Sabemos que é difícil dizer adeus a um evento tão popular, mas é a decisão certa dadas as novas oportunidades que a nossa indústria tem para alcançar fãs e parceiros".
A E3 era realizada anualmente desde 1995 e seu encerramento é resultado de uma série de fatores: novos concorrentes, saída de parceiros de longa data, mudança comportamental do público e pandemia, que atingiu a indústria de videogames em cheio.
Além disso, nos últimos anos surgiu uma tendência que vem se mostrando irreversível – tendência que acabou potencializada pós-pandemia: os estúdios têm organizado suas próprias transmissões online, como o Nintendo Direct, por exemplo. Isso gera diversas economias para as empresas, como em taxas de estandes, custos de viagem, prazos etc.
O primeiro Nintendo Direct foi transmitido em 2011, e outras desenvolvedoras e publicadores logo se inspiraram no formato. Inicialmente, a E3 resistiu. No entanto, com a criação do The Game Awards e, posteriomente, do Summer Game Fest, ambos idealizados por Geoff Keighley, o fim parecia inevitável.
A última edição da E3 aconteceu em 2021, totalmente online. Em 2023, a ESA chegou a anunciar uma nova edição da feira, mas que acabou cancelada.