Lançado mais de um ano atrás, Elden Ring continua conquistando prêmios e gerando discussões entre os fãs, que aguardam ansiosos a primeira expansão do game da FromSoftware. Enquanto a DLC Shadow of the Erdtree não vem, o Game On conversou com vários streamers para saber mais sobre seu amor pelo jogo e as expectativas para a expansão.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Um dos mais populares streamers do Brasil, Harley Oliveira, o Hagazo, conta com bom humor suas primeiras experiências com Elden Ring. “Eu morri (rs)”, brincou o criador de conteúdo, que é fã assumido de todos os games da FromSoftware. “Como em praticamente todo Soulslike da from, a gente é jogado em um mundo sem saber muita coisa e temos que ir aprendendo aos poucos, e parte da experiência está em morrer repetidas vezes”.
Hagazo diz que a experiência com outros jogos do gênero ajudou e deixou esse aprendizado mais fácil. Ainda assim, havia uma expectativa muito alta pelos fãs. Para o criador de conteúdo, o truque nesses casos é “ir conta a maré, estabelecer expectativas baixas e aproveitar tudo o que o jogo tem a oferecer”. Para ele, o design do mundo aberto foi marcante. “Vai inspirar muitos outros jogos no futuro”.
Luiz Gustavo, o Hadomancer, conta que sempre jogou os games da série Souls, mas que nunca foi um fã incondicional. O streamer conta que jogou Elden Ring assim que o game foi liberado, mas para dizer que “não era tudo isso”. Porém, foi surpreendido pelo jogo. “Elden Ring é, na minha opinião, definitivamente merecedor do jogo do ano, um marco na indústria de jogos”.
“Eu joguei toda a trilogia Dark Souls, Sekiro e outros do gênero”, relembra Venício Paulo, o Tio Rapadura da Twitch. “E mesmo assim, não acreditava que um jogo conseguiria ser tão bom, não via como o mundo aberto poderia funcionar”, confessou. A opinião mudou assim que colocou as mãos em Elden Ring. “Menos de 30 minutos e eu já estava totalmente envolvido. Mudou o patamar dos jogos Souls Like, com o que Elden Ring trouxe para os fãs”.
O streamer João Pedro Fiaspo é outro que já era apaixonado pelos jogos da série Dark Souls quando conheceu Elden Ring, mas que não tinha grandes expectativas na época em que o jogo foi anunciado. Conforme o lançamento chegava e mais informações surgiam nos trailers, a vontade de jogar foi aumentando, principalmente pelo mundo aberto e liberdade de progresso. “Depois de lançado, o jogo superou e muito a minha expectativa!”, conta Fiaspo.
Esse entusiasmo é compartilhado por outros fãs, como o streamer Eduardo Antônio, do canal Nerd Rising, fã dos jogos da FromSoftware desde os dias de Demon’s Souls no PS3. Veterano calejado das criações do diretor Hidetaka Miyazaki, Nerd Rising ficou feliz ao se surpreender quando jogou Elden RIng pela primeira vez.
“Foi uma experiência indescritível ver tudo que eu já amava nos jogos do Miyazaki agora numa escala muito maior e com muito mais liberdade e verticalidade, uma direção de arte maravilhosa somada ao level design desafiador e satisfatório ao mesmo tempo, uma ampla variedade de cenários que nos traz à flor da pele nosso instinto explorador”, apontou o criador de conteúdo. “O jogo superou todas as minhas expectativas e o multijogador, mesmo com pequenas limitações, entregou uma experiência divertida e desafiadora”.
Outro veterano dos games de Miyazaki é MaxMRM, um dos maiores streamers do Brasil, que adora o desafio proporcionado pelos jogos SoulsLike. “Resgata aquela dificuldade dos games antigos”, conta o criador, que teve seu primeiro contato com Elden Ring no beta fechado, antes do lançamento oficial. “Estava num hype imenso”, lembra Max. “E o jogo excedeu minhas expectativas. Passei literalmente algumas dezenas de horas só explorando o ‘pequeno’ trecho da demo”.
O que esperam do futuro de Elden Ring?
Com o anúncio da expansão Shadows of the Erdtree, feito através de uma comunicação bem simples e acompanhado por uma bela arte inédita de Elden Ring - e mais nada, bem ao estilo misterioso da FromSoftware - a comunidade está em polvorosa, aguardando a hora de retornar para uma nova aventura nas Terras Intermédias, e com os criadores de conteúdo, não é diferente.
“Joguei mais de 150h de Elden Ring e ainda tem coisas a serem exploradas. Vontade não me falta, portanto logo estarei de volta às Terras Intermédias”, afirma MaxMRM.
Para Hadomancer, nenhum jogo no último ano superou Elden Ring e o streamer diz que sempre vê amigos ligados no game, até hoje. “Estou esperando ansiosamente pelo próximo capítulo”, admite. “Sempre em busca de algo novo”.
Hagazo diz que não joga mais tanto quanto gostaria, um dos males da profissão. “A gente tem que cobrir outros games e lançamentos e seguimos tendo as mesmas 24h, então sacríficios precisam ser feitos”. Certamente, vai voltar ao jogo para a DLC, pois considera o design do jogo espetacular.
“O bacana do Elden Ring é que, se eu e você jogarmos, teremos experiências completamente diferentes (seja pela build escolhida, que muda bem a gameplay, pela exploração ou pela forma de jogar), e muito provavelmente, profundas com relação ao game, e isto é fantástico”, explica.
É um pensamento bem similar ao de Fiaspo, que acredita que Elden Ring já se tornou um clássico. “É um jogo que não será esquecido ao longo dos anos”, disse o streamer.
Até mesmo quem teve seu primeiro contato com o gênero com Elden Ring, como o criador de conteúdo Alvaro Coelho, do canal Tocadoscoelhos, admite que o game tem aquele algo a mais. Alvaro ainda faz lives do jogo, mesmo com 180 horas acumuladas. E acredita que “pode voltar no futuro e jogar novamente tendo uma experiência completamente diferente”.
Enquanto a expansão não chega, muitos jogadores se enfrentam no Coliseu, uma arena que chegou ao game como DLC gratuita. Nela, a comunidade se enfrenta em duelos empolgantes, onde jogadores testam suas habilidades uns contra os outros. É o que faz Nerd Rising quando retorna ao game. “Gosto de travar batalhas PvP no Coliseu e de ajudar iniciantes com meu sinal de invocação”, revela o streamer.
Elden Ring está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.