O trailer de GTA VI recebeu críticas devido à semelhança de uma figura com o 'Coringa de Miami', que cobrou uma indenização de US$2 milhões da Rockstar Games. Em 2014, Lindsay Lohan teve uma 'treta' envolvendo a produtora de Grand Theft Auto, que foi confirmada em 2018.
Recentemente Lawrence Sullivan, o autointitulado "Coringa de Miami", reclamou nas redes sociais da Rockstar Games ter, supostamente, usado sua imagem sem consentimento no trailer de Grand Theft Auto VI, exigindo uma quantia de US$ 2 milhões do estúdio.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Assista ao trailer de GTA VI:
O trailer de GTA VI trouxe algumas referências a pessoas e bizarrices reais que aconteceram em Miami, na Flórida, como parece ter sido o caso de Lawrence Sullivan, que se tornou viral em 2017 quando sua foto de polícia apareceu online, mostrando sua semelhança com o vilão Coringa da DC Comics.
Porém, essa não é a primeira vez que a Rockstar passa por esse tipo de perrengue, com alguém tentando arrancar um dinheiro da empresa devido às semelhanças com o mundo real. Relembre aqui a longa 'treta' envolvendo a produtora de Grand Theft Auto e a atriz Lindsay Lohan, em episódio parecido que aconteceu alguns anos atrás e terminou no tribunal.
Lindsay Lohan vs GTA V
Grand Theft Auto V foi lançado em setembro de 2013 e em julho de 2014 Lindsay Lohan processou a Rockstar e a Take-Two Interactive, alegando que elementos do jogo, incluindo a personagem secundária Lacey Jonas, foram influenciados por sua imagem, voz e linha de roupas sem permissão.
No game, Lacey Jonas é apresentada como uma atriz famosa de filmes adolescentes que aparece em um evento aleatório, quando ela pede ajuda ao jogador para escapar de um bando de paparazzis que a perseguem - algo que realmente acontecia com Lohan na vida real, assim como tantas outras celebridades.
Lohan, hoje com 37 anos de idade, teve o auge da sua carreira no final e começo dos anos 1990/2000, estrelando filmes adolescentes como Operação Cupido, A Boneca Que Virou Gente, Sexta-Feira Muito Louca e Meninas Malvadas (provavelmente o filme mais famoso do seu currículo).
Porém, após uma série de filmes de sucesso e de se tornar uma ídolo teen, a jovem Lohan acabou virando uma adulta problemática, ficando mais conhecida pelas polêmicas e fiascos em noitadas de bebedeiras e drogas, as diversas visitas em clínicas de reabilitação e claro, passagens pela cadeia, como manda o manual das celebridades rebeldes.
Os vários incidentes e polêmicas foram amplamente cobertos pela mídia e levaram à perda de muitos papéis no cinema, além de danos à sua imagem pública no decorrer dos anos.
Atriz perdeu o processo
Alguns meses depois de processar os estúdios, documentos judiciais sobre o processo vieram a público, revelando que a Rockstar pedia o arquivamento da ação judicial, alegando que os motivos eram "frívolos" e aconteciam apenas por "razões publicitárias" por parte da atriz - o famoso "só quer aparecer".
O processo se desenrolou até 2016, quando o tribunal divulgou a decisão a favor dos desenvolvedores de GTA V, afirmando que as imagens utilizadas no game não faziam uma clara referência à imagem ou nome da atriz.
Não satisfeita, Lohan recorreu da decisão até que em 2018 foi dado o martelo final, com ela perdendo novamente a ação. Na época, o juiz afirmou que o game utilizava uma figura genérica e que não se assemelhava a ela.
“A queixa foi devidamente rejeitada porque as representações artísticas são indistintas interpretações artísticas de estilo, aparência e persona de uma jovem mulher moderna, que vai à praia e que não é razoavelmente identificável como a requerente”, declarou o juiz Eugene Fahey de Nova York.
Essa novela terminou com um final feliz para os criadores de GTA V, mas será que isso pode se repetir com um possível processo do "Coringa de Miami"? Façam as suas apostas.
GTA VI tem previsão de lançamento para 2025, para o PlayStation 5 e Xbox Series S/X.