Lula Play: O que é a cartilha citada por Lula no Flow Podcast

Documento elaborado por desenvolvedores traz ideias de políticas públicas para o setor de games no Brasil

19 out 2022 - 11h55
Lula Play é cartilha com sugestões para o fomento do segmento de games no Brasil
Lula Play é cartilha com sugestões para o fomento do segmento de games no Brasil
Foto: Lula Play / Divulgação

Em sua entrevista no podcast Flow, o ex-presidente Lula falou sobre a cartilha Lula Play, que engloba uma série de propostas para o setor de jogos digitais no Brasil.

"É o novo mundo do trabalho", explicou o candidato, que disputa o segundo turno da eleições para presidente da República em 30 de outubro. Mas o que é a cartilha Lula Play?

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Entregue à Lula em setembro, a cartilha traz propostas para a regulamentação da profissão de desenvolvedor, com garantias trabalhistas para a indústria de jogos, criação de cursos técnicos e de ensino superior para desenvolvedores de jogos, revisar a regulamentação da banda larga de internet, para extinguir o limite de consumo de dados e melhorar a velocidade de conexão, e a criação de incentivos fiscais e financiamentos adequados para a abertura de novas empresas do setor.

A iniciativa partiu do Instituto Lula, que em maio deste ano convidou especialistas para discutir as questões. As propostas foram elaboradas por um comitê formado por desenvolvedores de jogos, jornalistas e criadores de conteúdo. Além de Lula, a cartilha também foi entregue para Guilherme Boulos, que na época, concorria ao cargo de deputado federal - Boulos foi eleito no primeiro turno, em 2 de outubro.

O conteúdo da cartilha Lula Play está disponível neste site, que permite sugerir aperfeiçoamentos e colher assinaturas para mostrar o interesse público nas propostas para a indústria brasileira de jogos digitais.

O Brasil é líder na América Latina em número de jogadores online, onde 92,4 milhões de pessoas movimentaram 2,3 bilhões de dólares somente em 2021 – crescimento anual de 5,1%, de acordo com relatórios da Newzoo. O país é o décimo no mundo que mais gera receita através dos jogos digitais. China, com 700 milhões de gamers, e Estados Unidos, com 191 milhões, lideram o ranking.

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Fonte: Game On
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