Ministro Silvio Almeida propõe parceria com indústria de games

Titular do MDHC defendeu criação de estratégia governamental para promover direitos e combater violências

3 jul 2023 - 16h53
Ministro Silvio Almeida, participou do 1º Encontro Progresso dos Games
Ministro Silvio Almeida, participou do 1º Encontro Progresso dos Games
Foto: Rede Pro Games / Divulgação

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, participou do 1º Encontro Progresso dos Games no Brasil nesta quarta-feira (28), em São Paulo (SP).

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No evento, o titular do MDHC propôs a criação de uma estratégia governamental destinada à educação dos gamers, além da construção de um diálogo com o mercado. “Uma estratégia que envolva especialistas do meio, além dos próprios gamers, para que possamos promover campanhas educacionais sobre os valores democráticos, os direitos de todas as pessoas e o combate a todos os tipos de violência”, pontuou.

Acho importante que construamos esse diálogo com a indústria gamer de forma mais colaborativa e frequente. É essencial que nós consigamos pensar e implementar políticas públicas para essa comunidade, considerando também a importância econômica e cultural que o tema tem hoje”, completou o ministro.

No evento, Silvio Almeida falou ainda sobre a relação pessoal com os games. “Sou um antigo jogador de “atari”, ainda dos tempos dos cartuchos, e posso dizer que de fato tenho uma relação muito saudável com o videogame, mesmo que hoje com menos tempo”, enfatizou.

Ainda durante o encontro, o ministro apresentou as ações que têm sido desenvolvidas no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e pelo governo federal “no sentido de dissolver aproveitadores que usam os espaços virtuais e dos jogos para cometer crimes”.

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No MDHC o tema está constantemente em pauta, por exemplo, por meio de ações como a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial para combater e prevenir os discursos de ódio e o extremismo. Na próxima semana será divulgada a íntegra do relatório produzido por esse grupo, com um diagnóstico e recomendações de políticas públicas e estratégias a serem utilizadas”, completou Silvio Almeida.

O encontro foi organizado pela Rede Progressista de Games (RPG), autora da cartilha Lula Play – uma série de propostas para a criação de políticas públicas no setor de videogames e entretenimento eletrônico.

Fonte: Game On
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