Zé Trovão pede suspensão de games violentos no Brasil

Deputado solicitou proibição temporária após ataques em escolas nas últimas semanas

12 abr 2023 - 08h57
(atualizado em 19/4/2023 às 15h56)
Deputado Zé Trovão (PL/SC) quer a suspensão temporária de jogos violentos no Brasil
Deputado Zé Trovão (PL/SC) quer a suspensão temporária de jogos violentos no Brasil
Foto: Câmara dos Deputados / Divulgação

O deputado federal Zé Trovão (PL/SC) solicitou ao governo federal a suspensão temporária de jogos eletrônicos com conteúdos violentos no Brasil. O pedido foi enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública na segunda (10), por causa dos ataques em escolas nas últimas semanas.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Publicidade

O parlamentar alega que com a suspensão dos “jogos de videogame violentos” por 30 dias, seria possível investigar uma relação eventual entre os games e o ataque à creche em Blumenau (SC), que aconteceu na última semana, com a morte de quatro crianças.

Zé Trovão cita a possibilidade do autor das mortes ter se inspirado em games violentos e pede que, por isso, sejam suspensos temporariamente os jogos eletrônicos “que incitem ou estimulem comportamentos violentos”.  O deputado também sugere a possibilidade de criar medidas restritivas para a venda e uso deste tipo de game no Brasil.

Qual a ligação?

Games, tecnologia e vício: como lidar?
Video Player

Segundo Zé Trovão, “o agressor teria utilizado um chat de jogos violentos para se comunicar com outras pessoas antes de cometer o ataque”. Essa informação surgiu em um rumor que ganhou força nas redes sociais pouco depois do massacre.

A Polícia Civil de Santa Catarina, responsável pela investigação do crime, não confirmou a relação entre o atentado e comunidades de jogos online. A perícia feita no celular do autor do massacre não encontrou evidências de jogos no dispositivo.

Publicidade

O pedido de suspensão feito por Zé Trovão aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se