Wargaming anunciou, durante participação no BIG Festival realizado entre os dias 7 e 10 de julho em São Paulo, que World of Warships receberá a maior adição de conteúdos para o Brasil feita até hoje. Retratando uma variedade de patrimônios históricos e regionais baseados nos anos 40 e 50, o pacote chega em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, no dia 7 de setembro.
O pacote inclui um novo navio do Brasil, o encouraçado “Rio de Janeiro”, de nível V, que também conta com um som de buzina exclusivo e a camuflagem permanente “Cisne Branco”, uma bandeira de colecionador do Brasil e o primeiro porto brasileiro do jogo, que será no Rio de Janeiro.
Além disso, os jogadores terão à disposição uma cadeia de missões de combate especial, divididas em quatro partes, para completarem entre os dias 7 e 17 de setembro. Nela, poderão obter uma bandeira da cidade do Rio de Janeiro e até quatro unidades descartáveis de uma nova camuflagem em mosaico, cujo visual é inspirado no calçadão de Copacabana.
Segundo Gustavo Costa, produtor da comunidade brasileira de World of Warships com quem o Game On conversou durante o BIG Festival, o maior desafio em trazer conteúdos nacionais é “argumentar que o conteúdo deve ser adicionado ao jogo só por ser uma boa ideia. Adicionar um navio americano traz o interesse de todos os jogadores do mundo, já um navio brasileiro vira interesse de um determinado nicho. É sempre um desafio vender uma ideia de algum lugar que não traz tanto retorno financeiro”, comenta.
Hoje o Brasil conta com mais de 500 mil jogadores cadastrados em World of Warships, em sua maioria entre 35 e 45 anos e muitos deles ex-veteranos militares. A relação com essa comunidade não poderia ser melhor, e é justamente dela que chegam diversas ideias de conteúdos.
“O primeiro passo é ouvir da comunidade o que ela quer. Nós temos muitos jogadores fãs de história, então eles sempre trazem ideias muito detalhadas. Eu recebo essas ideias e repasso para nosso time de história, que faz uma pesquisa verificando todas as informações e envia aos desenvolvedores. Depois da criação, vem o balanceamento, uma vez que precisamos deixar todos os navios justos para todos os jogadores. Por último, temos os períodos de testes internos e públicos”, explica Gustavo. “Todo esse processo dura pelo menos 16 semanas”, completa.
A Wargaming decidiu investir em conteúdos baseados na América Latina há cerca de dois anos. Embora a desenvolvedora saiba que as condições e o retorno financeiro da região não seja tão bom quanto o do resto do mundo, principalmente quando comparados aos Estados Unidos, ela entende que é melhor ter uma grande base de jogadores ativos que não gastam com o jogo do que ter uma pequena que gasta.
De acordo com o produtor da comunidade, é essa base de jogadores que vem abrindo portas para a chegada de novidades - e outras devem chegar em breve: “Temos mais conteúdos que queremos realizar. São várias ideias que a comunidade quer, então queremos trazer isso o mais rápido possível. O próprio [encouraçado] Rio de Janeiro era um dos mais requisitados, então estamos no caminho certo”, finaliza.
Gratuito para jogar, World of Warships está disponível para PC. O jogo também conta com uma versão para consoles PlayStation 4 e Xbox One, chamada Legends, e uma versão para dispositivos Android e iOS, chamada Blitz.