Pesquisa realizada pela Terra Insights mostra o perfil do público que deve frequentar o Lollapalooza no próximo final de semana (dias 28, 29 e 30/03). O levantamento indica que o festival atrai jovens com preferências musicais que ecoam as tendências do cenário atual, e quase um quarto acompanha pelo Instagram.
A maioria dos participantes da pesquisa (54,60%) respondeu que não pretende comparecer ao Lollapalooza este ano. No entanto, mesmo sem ir ao evento, boa parte disse que pretende acompanhar notícias do festival por "interesse pelos artistas" e "curiosidade sobre o evento" (10% cada resposta).
O Instagram é a plataforma preferida para consumir conteúdo ao vivo sobre o evento (23,17%). Os bastidores dos shows são o conteúdo mais procurado pelo público (22,76%), seguidos pela cobertura em tempo real (8,02%), perfis dos artistas (6,78%), curiosidades sobre o evento (4,06%) e os impactos econômicos e sociais do festival (2,01%).
As redes sociais oficiais do Lollapalooza se destacam como a principal fonte de informação sobre o evento (27,97%), seguidas pelos portais de notícias (20,40%) e pelas redes sociais em geral (10,66%). A televisão (7,22%) e o rádio (2,97%) também desempenham um papel na divulgação do festival.
O público do Lollapalooza demonstra grande interesse em acompanhar a vida dos artistas (27,57%) e se informar sobre os shows e artistas que se apresentam no festival (27,58%).
Marcas e influências
Uma pergunta específica da pesquisa buscou entender a percepção do público sobre as marcas presentes no Lollapalooza. As marcas mais citadas foram: Budweiser, Adidas, Coca-Cola, Vivo, Chevrolet, Johnnie Walker, Itaipava, Sadia, Bradesco, e Doritos.
Leia também: 70% das pessoas já compraram algum produto que viram no BBB
As marcas exercem um grande poder de influência no evento, e o público que as citou, em sua maioria, faz parte da faixa etária de 16 a 24 anos, e consome conteúdo do Lollapalooza pelo Instagram.
Preferências e conteúdo
Sobre as preferências musicais, o pop se destaca como o gênero mais popular (25,71%), refletindo sua onipresença nas paradas de sucesso e nas plataformas de streaming. O funk (14,09%) e o sertanejo (11,38%) também conquistam grande adesão, demonstrando a força da música brasileira no festival.
O rock mantém sua relevância entre os respondentes (10,68%), enquanto o blues (7,56%), o forró (6,80%) e a música eletrônica (5,90%) aparecem na sequência.
Dados demográficos
O levantamento do Terra Insights teve a participação 1300 pessoas, via plataforma mobile, que responderam a pesquisa que atende aos critérios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), garantindo a representatividade da amostra.
- Faixa etária predominante: 16 a 24 anos (41,11%)
- Gênero predominante: Masculino (56,53%)
- Renda predominante: Até 1 salário mínimo (56,89%)
O estudo demográfico destaca a predominância da faixa etária de 16 a 24 anos, seguida de perto pelo grupo de 25 a 34 anos, com 23,75%. Essa concentração de jovens indica o Lollapalooza como um evento de destaque no calendário cultural da Geração Z e dos Millennials.