Caminhão 100% elétrico faz entregas urbanas no Brasil

Com carga completa nas baterias, veículo tem capacidade para rodar 200 km e tem baixo custo operacional

2 abr 2024 - 06h15
Resumo
O iBlue é um caminhão elétrico desenvolvido pela Foton, que já está à venda em todo o Brasil por R$ 449 mil. Um veículo resistente, eficiente, com baixos custos operacionais e que valoriza a imagem das transportadoras.
O iBlue chegou ao Brasil em 2023 e já teve 40 unidades comercializadas
O iBlue chegou ao Brasil em 2023 e já teve 40 unidades comercializadas
Foto: Divulgação

Um caminhão semileve 100% elétrico, com baixo custo operacional e que foi projetado para gerar o mínimo de impacto ambiental e sonoro durante operações urbanas de entrega de carga. Este é o iBlue, avançado caminhão semileve da Foton que já está à venda nas concessionárias da marca em todo o País por R$ 449 mil.

Com Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg, o iBlue vem equipado com duas baterias CATL de 81 kWh cada uma, que acionam um motor com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv).

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O caminhão não emite poluentes, não gera gastos com combustíveis e possui nível de ruído próximo de zero quando está em movimento.

"A engenharia da Foton projetou este veículo com as mais avançadas tecnologias para oferecer o máximo de conforto e segurança para o motorista e alcançar altos níveis de eficiência operacional durante serviços logísticos em ambientes urbanos", informa comunicado da fabricante.

Itens de série

Entre seus itens de série, o veículo traz freio auxiliar, controle de assistência em subida, farol automático, farol de milha, MP3 com USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme. 

Já a cabine é espaçosa, com design moderno e para-brisas e retrovisores com ótima visibilidade para o condutor.

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Também vem com sistema de freio hidráulico com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), ajuste automático de folga e impulsionador de vácuo. E o freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central.

Recarga e peças de reposição

“Antes de ser importado para o Brasil, o iBlue foi testado e aprovado nas grandes cidades da China, muitas das quais com características semelhantes às metrópoles do Brasil. O veículo provou ser capaz de realizar operações logísticas em grandes cidades gerando baixíssimos impactos no meio ambiente e entregando excepcionais resultados para frotistas e empresários”, afirma Darren Lu, Gerente Geral da Foton no Brasil. 

Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 km.

Para recarregar o caminhão no Brasil, os clientes utilizam estações de recarga CCS TIPO 2, hoje disponíveis em diversos pontos do País.

“Quando um frotista adquire o iBlue, ele é detalhadamente assessorado pelos técnicos de nossa rede de concessionárias sobre as soluções de carregamento perfeitas para o caminhão e onde encontrar as estações de carregamento, cada vez mais presentes no Brasil”, diz Darren. 

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“Além disso, muitos clientes adquirem suas próprias estações de carregamento de baixa potência, para carregar o veículo durante a noite”.

A Foton também desenvolveu, no Brasil, uma rede de distribuição de peças de reposição para o iBlue.

“Possuímos um grande estoque de peças do iBlue no Brasil. As peças da carroceria, por exemplo, são semelhantes às dos modelos de motor a diesel que comercializamos no País. E temos fartura de peças específicas do iBlue”, afirma Darren.

A primeira versão do iBlue foi lançada em 2016, na China. Desde então, a Foton já vendeu mais de 4 mil unidades do veículo em todo o mundo. China, Leste Europeu e Austrália são os três principais mercados do caminhão atualmente.

O iBlue chegou ao Brasil em 2023 e, até o momento, já teve cerca de 40 unidades comercializadas no País.

“Nossas vendas irão aumentar no território brasileiro, pois o iBlue é um veículo ideal para as atuais necessidades do mercado nacional de logística urbana. Trata-se de um caminhão resistente, eficiente, com baixos custos operacionais e que valoriza a imagem das transportadoras que o compram, deixando suas marcas atreladas à causa da sustentabilidade”, diz Darren.

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(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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