3 sinais de que a bateria do seu carro está ficando fraca

Segundo a especialista Luciana Félix, conhecer o veículo é fundamental para identificar possíveis problemas com a bateria

30 jun 2024 - 07h00
Luciana Félix: bateria do carro perde durabilidade a partir da primeira reposição
Luciana Félix: bateria do carro perde durabilidade a partir da primeira reposição
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

A bateria é um dos componentes mais importantes para o funcionamento do carro, atuando como a principal fonte de energia para a ignição e o funcionamento dos sistemas elétricos. Sem ela, o motor não dá partida, e muitos dos confortos modernos, como rádio, ar-condicionado e sistemas de navegação, não funcionariam. Porém, como qualquer outro item automotivo, a bateria tem uma vida útil limitada e, eventualmente, começará a apresentar sinais de fraqueza.

“Quando você adquire um carro zero, a bateria dura mais tempo do que na substituição. Então, às vezes é comum uma bateria, por exemplo, durar cinco anos, desde que esse condutor tenha o cuidado preventivo com a bateria. Mas quando acontece a primeira reposição da bateria, ela não tem essa mesma durabilidade”, diz a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix.

Publicidade

“Então, é bom ficar atento a partir do momento que você substituiu a bateria original. Se você colocou uma marca de confiança, uma marca de qualidade, ela vai a partir de dois anos já começar a dar sinais de que precisa de substituição”, afirma Luciana.

Para saber identificar quando a bateria começa a dar problemas, é muito importante conhecer o veículo, o que, segundo Luciana, começa com um check-up, o que ela chama de “ritual”.

“Quanto mais você conhece o seu carro, mais você confia nele. E para você conhecer o seu carro, você precisa ter rituais. Rituais diários, semanais, mensais, para que você possa sempre utilizar o máximo da vida útil de cada peça, tendo economia financeira e segurança”, diz.

Luciana Félix: problemas com motor de arranque podem ser confundidos com bateria fraca
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

Muitas vezes, problemas com o motor de arranque também podem ser confundidos com a bateria fraca.

Publicidade

“Então, é muito comum às vezes, você girar a chave totalmente e não dar nenhum sinal, apenas um clique. É como se fosse um estalo. Isso significa que o motor de arranque está comprometido. Pode ser a bateria também? Pode, mas provavelmente o motor de arranque também ficou comprometido. Às vezes quando o motor de arranque já está comprometido, também aparece aquela luzinha da bateria no painel”, explica.

 Segundo Luciana, nessa situação “é importante ir a uma oficina de confiança para conferir as duas peças ao mesmo tempo. Então, às vezes é comum você chegar numa oficina para trocar uma bateria e receber também a informação de que o motor de arranque está comprometido. Por isso, é importante avaliar essas duas peças quando substitui a bateria. Gosto até de fazer um teste de amperagem para ver se o motor de arranque está em perfeitas condições de funcionamento.”

Mas, quais os sinais de que a bateria já não está boa? A seguir, Luciana explica quais são, e como identificá-los.

Dificuldade para dar partida

“Você vai perceber que ao girar a chave, o motor tem mais dificuldade para pegar. Isso acontece porque a bateria já está no fim de vida útil, e a carga que ela envia para o motor de arranque não é o suficiente. Então ele começa a apresentar os primeiros sinais. E isso começa de uma forma sutil. Até quando você gira, você dá a partida por completo e ele não pega”, explica Luciana.

Publicidade

Luzes piscando no painel

“Isso não quer dizer necessariamente que realmente é a luz da bateria piscando no painel que está com defeito. Pode também ser outros componentes ali da parte elétrica. Pode ser o motor de arranque, pode ser a bateria. Então vale a pena quando você perceber a luz da bateria piscando no painel, seja ela intermitente ou já permanente no painel, você ir a uma oficina de confiança para verificar se de fato é a bateria ou se é alguma outra peça ali na parte elétrica do carro.”

Baixas temperaturas

“Quando a bateria já está no seu fim de vida útil, e chegam as baixas temperaturas, ela tende a piorar e acabar de vez. Por isso, é importante analisar enquanto você não entrou nesse período de frio, com baixas temperaturas, para você não ser pego de surpresa ao estacionar o carro e quando você retornar para dar partida, o carro não pegará devido ao fim da vida útil total da bateria.”

De acordo com Luciana, é importante identificar os sinais para que você aja preventivamente na manutenção da bateria.

“Então, se você analisar esses pequenos sinais que o carro emite quando a bateria já está no fim da vida útil, você vai poder trabalhar preventivamente e assim ir a uma oficina para a substituição e conferência se de fato é só a bateria, antes que ela deixe você na mão com o carro parado na rua. Porque a bateria não acaba enquanto você está andando com o veículo, e sim quando você estaciona o carro normalmente e desliga o motor, e quando você retornar para dar partida ele não pega mais”, finaliza Luciana.

Publicidade

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se