ABVE diz que regras para carros elétricos devem ser mantidas

Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, diz que no dia 1º os impostos “já vão praticamente dobrar”

26 jun 2024 - 13h59
Haval H6 PHEV19, da GWM: preço pouco acima de R$ 200 mil incomoda as montadoras tradicionais
Haval H6 PHEV19, da GWM: preço pouco acima de R$ 200 mil incomoda as montadoras tradicionais
Foto: GWM/Divulgação

O movimento da Anfavea de pedir aumento imediato de 35% da alíquota de importação de carros elétricos e híbridos está sendo acompanhado de perto pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Ricardo Bastos, presidente da ABVE, considera a medida desnecessária porque os impostos no dia 1º, próxima segunda-feira, “já vão praticamente dobrar”.

“O que é 10 vai virar 18% [carros elétricos], o que é 12 vai virar 24% [híbridos plug-in] e o que é 15 vai virar 25% [híbridos], então acho desnecessário mudar a regra, já tem aumento”, disse Bastos. “Eles [Anfavea] nem esperaram o cronograma definido pelo governo. Nossa ideia de previsibilidade é diferente da deles.” O principal alvo da Anfavea são marcas as chinesas BYD e GWM. 

Publicidade

Na tarde desta quarta-feira, 26, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, teria um encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin para pedir o aumento imediato para 35% (previsto para julho de 2026). Segundo Bastos, o Brasil não deveria criar mais dificuldades comerciais para a China depois da recepção “calorosa” que Alckmin teve em Perquim, recentemente, do governo chinês.

Bastos acredita que o Brasil não está na mesma posição dos Estados Unidos ou mesmo da União Europeia para “entrar numa guerra comercial com a China”. Ele também disse que o argumento da Anfavea, de que as montadoras vão desistir dos investimentos anunciados para o Brasil pode ser visto como “chantagem”.

Na opinião da ABVE, os aumentos previstos para o dia 1º de junho “já são apertados”  (veja abaixo). “Com 10% dá para ajustar, mas 20% é um imposto alto”, disse Bastos. Por isso, na visão dele, as vendas de carros elétricos e híbridos acabarão caindo naturalmente quando houver o impacto das novas alíquotas.

Novos impostos de importação para carros híbridos e elétricos
Foto: Podcast Fórum do Guarujá / Guia do Carro

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações